Previne câncer e reduz a glicemia: veja 5 benefícios da batata-doce
A batata-doce pode ser ingerida inteira ou descascada, e suas folhas, surpreendentemente, também são comestíveis
atualizado
Compartilhar notícia
A batata-doce (Ipomoea batatas) é uma raiz vegetal rica em amido e de sabor adocicado. Ela tem uma casca fina de coloração que varia do marrom para o roxo. Pode ser ingerida inteira ou descascada, e suas folhas, surpreendentemente, também são comestíveis.
Em uma porção de 80 g de batata doce cozida no vapor, ou uma batata média, é possível encontrar 67 kcal; 0,9 g de proteínas; 0,2 g de gordura; 16,3 g de carboidratos; 6,7 g de açúcar; 280 mg de potássio; 14 mg de vitamina C; entre outros nutrientes.
Muitos se enganam no que diz respeito à relação entre a batata branca comum e a batata-doce. Mas enquanto a primeira pertence à família da beladona, a segunda faz parte da família da trepadeira ou ipomeia.
Se você é fã dessa raiz, aqui estão cinco benefícios incríveis do alimento para a saúde, segundo a nutricionista Nicola Shubrook:
1 – Pode diminuir o açúcar no sangue
De acordo com a especialista, descobertas muito interessantes sugerem que o consumo moderado de batata-doce e de folhas de batata-doce pode melhorar a regulação do açúcar no sangue nos quadros de diabetes tipo 2. No entanto, são necessárias mais evidências de ensaios bem concebidos para confirmar esses resultados.
2 – Pode reduzir o risco de câncer
Existem evidências de que uma dieta saudável pode fazer com que o risco de câncer seja diminuído, a exemplo das frutas e vegetais, que são ricos em antioxidantes, compostos que ajudam a defender o organismo contra danos causados pelos radicais livres.
Estudos indicam que os antioxidantes da casca da batata-doce, especialmente da batata-doce roxa, podem ajudar a reduzir esse processo de oxidação, abreviando, assim, o risco de câncer. A recomendação, portanto, é consumir o ingrediente com a casca, para se obter o máximo de nutrientes.
3 – Pode melhorar a imunidade
A batata-doce é rica em beta-caroteno, carotenoide com grande poder antioxidante. Logo, a raiz também pode ajudar a apoiar a função imunológica, visto que organismo o metaboliza e o converte em vitamina A, substância importante para manter a integridade das membranas mucosas do sistema respiratório e do intestino.
4 – Pode ajudar a saúde digestiva
Outro componente muito interessante do alimento é a presença de fibras, o que, comprovadamente, proporciona um sistema digestivo saudável.
Uma pesquisa realizada, em grande parte ainda com animais, mostrou que níveis elevados de esteróis vegetais (fitoesteróis) na batata-doce podem ter um efeito protetor no sistema digestivo e podem ser úteis na prevenção e no tratamento de doenças duodenais e úlceras.
5 – Pode proteger os olhos
Outra vantagem oferecida pelo betacaroteno presente na raiz é a proteção ocular. Quando convertido em vitamina A, o carotenoide passa a ser usado para formar receptores de detecção de luz nos olhos, o que é fundamental para a visão noturna e para a manutenção da saúde nessa região.
Um estudo da Food & Nutrition Research descobriu que a batata-doce roxa contém um grupo específico de antioxidantes conhecidos como antocianinas, que também demonstraram ser benéficos para os olhos.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.