Presidente do CMEC Nacional participa de chá da tarde com convidadas
O encontro reuniu convidadas na residência da empresária Lorena Porto, no Lago Sul, para conversar sobre empreendedorismo
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil ocupa a sétima colocação no ranking mundial de empreendedorismo feminino, segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora divulgados em dezembro. Embora estejam em uma boa colocação, as brasileiras enfrentam dificuldades para gerir os próprios negócios. Em busca de criar métodos para ajudar, algumas mentes à frente Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) se encontraram na capital federal nessa segunda-feira (27/2).
A presidente do CMEC/DF e vice-presidente do conselho no Centro-Oeste, Beatriz Guimarães, e a diretora de assuntos internacionais do CMEC, Vandira Peixoto, convidaram empreendedoras e personalidades femininas da capital federal para um prestigiado chá da tarde em homenagem a Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional. O encontro ocorreu na residência da empresária Lorena Porto, no Lago Sul.
A Coluna Claudia Meireles estava entre as convidadas do evento e conversou com Ana Claudia. A reunião aproveitou a vinda da presidente do CMEC para Brasília. Na ponte aérea, ela conduzirá o workshop Mentalidade Empreendedora da Mulher nesta terça-feira (28/2) em Goiânia. No dia seguinte, nesta quarta-feira (1°/3), é a vez da mentora aterrissar no Mato Grosso para ministrar a oficina.
“É um workshop que você mostra para mulher os caminhos que ela pode ter na vida. Também a leva pela própria história de vida para que possa melhorar e para empreender. É muito interessante”, destaca Ana Claudia. Ela nasceu em Brasília, entretanto, mora atualmente em São Paulo, onde preside o CMEC da capital paulista e o estadual.
De acordo com Ana Claudia, ficar à frente de um conselho tão importante é uma “realização de vida”: “Nós ajudamos tanta gente. Fazemos tão bem para as pessoas. É um trabalho voluntário que eu faço e eu vejo a diferença. É uma diferença brutal na vida das mulheres, principalmente para as mais carentes, de uma classe inferior ou que ganham menos. Como elas precisam de ajuda e de esclarecimento”.
A mentora explicou que o CMEC firmou programas de crédito com bancos a fim ajudar as empreendedoras. O conselho conta ainda com qualificações e capacitações para o público feminino. “Uma mulher, por exemplo, que faz doce, precisa de uma qualificação para preparar novos doces, já a que faz bolo, passa por uma capacitação para elaborar novos bolos. Elas têm de inovar”, elucida Ana Claudia.
O conselho oferece um trabalho de mentoria para as empreendedoras durante um tempo como forma de contribuir e incentivá-las a fazer o próprio negócio crescer. “Acompanhamos o desenvolvimento delas. Mulheres que têm dívidas, porque você sabe que ela tem mais timidez tanto para negociar quanto para pegar empréstimo. Encontram mais dificuldade”, argumenta a presidente nacional do CMEC.
Segundo Ana Claudia, o CMEC elabora um “projeto grande” com o Sebrae e lançará, no próximo dia 14, um programa com o Governo do Distrito Federal (GDF) e cidades do Entorno. Nome à frente do CMEC/DF e vice-presidente do conselho no Centro-Oeste, Beatriz Guimarães iniciou a reunião na casa de Lorena Porto, agradecendo a anfitriã por receber a homenageada e as convidadas em sua casa.
“Somos privilegiadas e temos uma missão: ajudar mulheres a empreender”, frisa Beatriz.
Veja mais detalhes:
Após receber a palavra, Ana Claudia ressaltou a relevância das mulheres que compareceram ao chá da tarde em colaborar com tantas outras que necessitam de apoio ao empreender.
“Temos aqui mulheres que empreendem e realizam, porque empreender é realizar e é isso que o CMEC faz: desenvolve a mulher e a mentalidade empreendedora dela. Ajuda-a a conseguir um capital de giro por ser mais tímida para isso, a negociar uma dívida, capacitar-se e se qualificar. Temos projetos no Brasil inteiro para realmente ajudar a mulher a desenvolver a sua mentalidade empreendedora”, garante Ana Claudia, presidente do conselho.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.