Kátia Cubel celebra 20 anos do Prêmio Engenho na Embaixada de Portugal
Em evento, convidados celebram 20 anos do Prêmio Engenho, que homenageia profissionais da imprensa de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Gratidão, determinação e profissionalismo. Essas foram as palavras escolhidas pela fundadora do Prêmio Engenho, Kátia Cubel, para resumir os 20 anos da premiação. A história do evento, que homenageia jornalistas e profissionais da imprensa de Brasília, foi celebrada na última terça-feira (12/11), na Embaixada de Portugal.
A iniciativa surgiu como uma forma de valorizar os profissionais da imprensa e destacar trabalhos feitos na capital federal. Em 2004, Kátia Cubel enfrentava desafios na carreira e, ao conversar com o amigo e escritor Roberto Shinyashiki, percebeu que apenas lamentar não era uma solução. Após a conversa, a jornalista decidiu criar a premiação e homenagear pessoas a quem ela devia gratidão.
“Eu lembro muito desse momento, lembro do primeiro ano, porque era algo muito incerto”, diz Kátia Cubel, que não imaginava que o evento teria tanto sucesso quando começou.
Novos passos em 2025
Durante a solenidade de celebração dos 20 anos de Prêmio Engenho, foi anunciado que, em parceria com a CLDF, no próximo ano, o evento contará com atividades em praça pública. A decisão busca ampliar o alcance e promover o acesso e apoiar o letramento da população para o consumo consciente de informações.
Segundo Kátia, em 2025, a cerimônia do Prêmio Engenho de Comunicação em praça pública será aberta ao público e gratuita. Além disso, também haverá o Festival de Jornalismo com Estudantes e Profissionais – previsto para o primeiro semestre do próximo ano – que contará com a participação de faculdades de comunicação, debates sobre ética e impacto do jornalismo e a exibição do documentário Escola Base, do jornalista Valmir Salaro.
Além disso, também promoverão um concurso de redação com o tema “E se fosse eu, o que eu faria diferente?”. Os estudantes que se destacarem ganharão prêmios e capacitação para os estudantes terem acesso a profissionais muito experientes. “Vai ser uma oportunidade única”, diz Kátia Cubel.
Confira os cliques de Wey Alves:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram