Premiado designer Jader Almeida revela detalhes de loja no Casapark
O renomado designer inaugurou uma flagship no Casapark. À coluna, Jader Almeida compartilha particularidades do projeto inovador em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
“A arquitetura gerando emoções” é a linha de pensamento do complexo comandado pelo premiado designer Jader Almeida nos projetos em que se propõe a fazer. O profissional de renome internacional inaugurou, na tarde dessa quinta-feira (1°/2), a décima loja da etiqueta no Casapark.
Convidados entre arquitetos, decoradores e designers de interiores prestigiaram a abertura da flagship. A loja franqueada será capitaneada por Carlos Alberto Oliveira. À Coluna Claudia Meireles, o empresário definiu o projeto de Jader Almeida como “um desafio” de “resultado único”.
A parceria teve início em maio do ano passado. O projeto de como seria o espaço Jader Almeida, em Brasília, foi aprovado pela dupla em setembro. Segundo Carlos Alberto, o olhar atento do designer para cada detalhe é surpreendente e admirável: “O projeto integralmente é dele. Tudo. Acabamento, arquitetura e escolha de produtos”.
Projeto
Em entrevista à coluna, Jader partilha que o espaço no Casapark é a sua 10ª loja e a empreitada o instigou quando comparada às outras unidades por ser a primeira dentro um shopping. “Isso vai de encontro, não ao encontro da nossa filosofia que sempre foi de sermos destino, e não passagem”, argumenta.
Em três anos, Jader Almeida abriu 10 lojas sempre com o princípio de serem “impactantes do ponto de vista, seja do tamanho ou apresentação, seja de complexidade do projeto”. A respeito da unidade brasiliense, ele frisa que a nova empreitada “não seria diferente”.
Essa fachada com dois metros e meio foi transformada, ou restabelecida a ordem, criando uma de 10 metros, com essa progressão da curiosidade, surpresa, desse jogo de alturas e luzes. Essa caixa quando as pessoas adentram nesse espaço é praticamente ou podemos colocar em uma perspectiva como se fosse um portal. Ela deixa de estar dentro desse complexo e entra no universo Jader Almeida, que é a nossa filosofia
Jader Almeida
Espaço em Brasília
De acordo com o designer, a vitrine, o corredor e os espaços se conectam, enquanto cada ambiente conta uma história de momentos diferentes da vida das pessoas.
“Quando as pessoas adentram a nave principal foi atenuada essa altura com o jogo dos lambris, que ficam perfeitamente adequados com esse mezanino suspenso. Pelos detalhes arquitetônicos literalmente ficou suspenso. Apesar da altura, torna-se aconchegante. Ora um espaço mais amplo, que justamente cria esse aspecto de galeria, ora mais adensado com mais produtos, que simula uma casa normal”, aponta.
O designer ressalta que todo o projeto se desenvolveu na “prancheta Jader Almeida“, a qual conta com sua direção e colaboração de outros profissionais. “Somos uma companhia de mais de mil pessoas trabalhando diretamente. Não somos uma loja apenas, nem uma fábrica e, muito menos, um estúdio de design e arquitetura”, sustenta.
Na galeria abaixo, confira detalhes do espaço Jader Almeida no Casapark:
Complexo
Jader evidencia que ele e os colaboradores formam “um complexo que vai do início da pesquisa até dentro da casa do cliente”. “Trabalhamos em escalas, desde uma joia até um edifício multifamiliar de 40 apartamentos. Do urbanismo ao desenho e assinatura do aroma. Nós temos essa complexidade e prolixidade em toda a nossa atuação”, pontua.
Na avaliação do designer, a flagship em Brasília seguiu a filosofia da marca Jader Almeida em “gerar emoção” por meio da arquitetura. Ele destaca ter atingido a expectativa, mesmo que o parâmetro esperado fosse “muito alto”. “Cada ação e atitude manifesta quem somos e aqui é uma forma de expressão daquilo que pensamos. Tudo deve ser no detalhe e no máximo para chegar no centro das pessoas”, alega.
A atenção de Jader aos detalhes impressiona Carlos Alberto Oliveira. Ao ver a movimentação do designer, o responsável por comandar a franquia revela: “Está vendo aquele enfeite de flores? Quem saiu para comprá-las foi ele. Também cortou as hastes e montou o arranjo”.
Sobre a conduta do premiado designer, Carlos Alberto comenta: “É uma demonstração do quanto o Jader gosta e do quanto é dele não ser só mais um profissional. Na hora de montar, ele decide colocar a garrafa em tal lugar, a maçã também, quer comprar a planta, cortá-la e fazer o arranjo para que não se distancie do resultado final”.
Para o designer, o estilo Jader Almeida se resume em não medir esforços para oferecer projetos com “profundidade e densidade de pesquisa” com o objetivo de criar espaços com inúmeros materiais e texturas. Ao final, cada detalhe irá conversar e harmonizar para que o “humano fique no centro”. Ele chama esse desempenho de “design humanista”.
“Tudo se inicia na pesquisa, design e todos os detalhes são uma forma de expressão do mais singelo gesto até a arquitetura como um todo”, esclarece o renomado designer.
Rotina Jader Almeida
Ao analisar a própria rotina, Jader menciona “não existir uma linha reta ou rotina absoluta”. “Os meus dias se dividem em muitas atividades, que vão desde uma decisão como executivo à parte criativa”, confidencia. Ele esclarece pensar no formato 360º a fim de que “o design proporcione valor para vida das pessoas”.
“Talvez, essas inúmeras interseções é o que fazem as coisas acontecerem. Eu não estou apenas em um estúdio. Tenho uma indústria, cadeia de lojas, a arquitetura, o design, a pesquisa, o comportamento e o marketing, além do comércio internacional. Penso no 360°. Faço um pensamento holístico da vida das pessoas, ou seja, o ser humano no centro, não apenas o design como protagonista”, conclui Jader.
Confira os cliques do fotógrafo Pedro Iff:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.