Precisando desinflamar o corpo? Veja 12 alimentos que você deve comer
Baseado em pesquisas, o portal Healthline selecionou alimentos que são comuns da rotina e ajudam a diminuir o processo inflamatório
atualizado
Compartilhar notícia
Informações do portal Healthline revelam que a inflamação crônica pode levar a diversas doenças. Hábitos da vida moderna — como estresse, consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, álcool e tabagismo — estão entre as causas do problema. Ter uma dieta anti-inflamatória contribui para a melhoria da saúde, por isso, o site especializado em saúde selecionou 12 alimentos que ajudam a diminuir o processo inflamatório.
Confira:
1. Bagas
Ricas em fibras, vitaminas e minerais, há uma grande variedade de bagas, entre elas, morangos, amoras, framboesas e amora silvestre. Pesquisas divulgadas pela Nacional Library of Medicine mostram que elas contêm antioxidantes chamados antocianinas. O composto tem efeitos anti-inflamatórios que podem reduzir o risco de doenças.
Um estudo realizado em adultos com excesso de peso que comeram morangos apresentaram níveis mais baixos de certos marcadores inflamatórios associados a problemas cardíacos do que aqueles que não comeram a fruta.
2. Peixes ricos em ômega 3
Peixes como salmão, sardinha, arenque, cavalinha e anchovas são ótimas fontes de proteína, ômega 3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).
O EPA e o DHA ajudam a reduzir os riscos de síndrome metabólica, doenças cardíacas, diabetes e doenças renais.
3. Brócolis
Segundo o Healthline, uma pesquisa mostrou que comer muitos vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor e couve) está associado a diminuição do risco de doenças cardíacas e câncer. O brócolis é rico em sulforafano, antioxidante que diminui a condição.
4. Abacates
A fruta é rica em potássio, magnésio, fibras e gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração. Também possui carotenoides e tocoferóis, que estão ligados a um risco reduzido de tumores. Além disso, um composto presente na fruta pode reduzir a inflamação nas células da pele recém-formadas.
5. Chá-verde
Pesquisas descobriram que beber o líquido diminui os riscos de problemas cardíacos, câncer, doença de Alzheimer, obesidade e outras condições. Entre os seus benefícios estão propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, especialmente uma substância chamada epigalocatequina-3-galato (EGCG). Essa última, inibe a condição reduzindo a produção de citocinas pró-inflamatórias e danos aos ácidos graxos em suas células.
6. Pimenta
O fruto contêm ácido sinápico e ácido ferúlico, que podem reduzir o problema e ajudar no envelhecimento saudável.
7. Cogumelos
Cogumelos têm poucas calorias e são ricos em selênio, cobre e vitaminas do complexo B. Eles também contêm fenóis e outros antioxidantes que fornecem proteção anti-inflamatória.
8. Uva
A fruta apresenta antocianinas e ajudar a diminuir o risco de várias doenças, incluindo as cardíacas, diabetes, obesidade, Alzheimer e distúrbios oculares. As uvas também são ricas em resveratrol, que pode proteger o coração contra a inflamação.
9. Cúrcuma
Uma pesquisa mostrou que a cúrcuma reduz a condição relacionada à artrite, diabetes e outras doenças.
10. Azeite extra-virgem
Rico em gorduras monoinsaturadas, o óleo é um alimento básico na dieta mediterrânea. Estudos ligam o azeite extra virgem a um risco reduzido de doenças cardíacas e câncer no cérebro.
11. Chocolate amargo e cacau
Embalado por antioxidantes, os flavanóis presentes são responsáveis pelos efeitos anti-inflamatórios do chocolate e ajudam a manter as células endoteliais que revestem as artérias saudáveis.
12. Tomates
O fruto é rico em vitamina C, potássio e licopeno — particularmente benéfico para reduzir compostos pró-inflamatórios relacionados a vários tipos de tumores.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram