Power yoga: conheça a prática queridinha do momento
Instrutores explicam sobre a vertente power yoga, que tem conquistado as pessoas por unir os benefícios da prática ao emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Prática milenar indiana, a yoga trabalha o corpo, a mente e a alma. Apesar de estar extremamente ligado ao desenvolvimento espiritual, o exercício também é eficaz para tonificar o lado físico, principalmente uma vertente em alta, e que é batizada de power yoga.
A atividade tem ganhado cada vez mais popularidade por incrementar as tradicionais posições com a intensidade dos treinamentos de força, o que facilita o emagrecimento. Ao contrário de outras técnicas, a power yoga tem um ritmo mais acelerado e pode envolver alguns equipamentos, como pesos.
A instrutora de hatha, vinyasa flow e power Jessyca Cruvinel afirma que a modalidade combina força, flexibilidade e equilíbrio de uma forma fluida. “Além de tonificar o corpo e queimar calorias, também ajuda a aliviar o estresse e aumentar o foco, já que envolve técnicas de respiração consciente”, destaca.
Para a professora, a popularidade se dá exatamente por trabalhar o corpo e a mente, de maneira simultânea. “Minhas aulas sempre inovam nos flows e nos exercícios de força para quem não tem muito tempo para treinar, meditar e praticar yoga; e se encaixa bem em qualquer rotina”, diz.
Apesar disso, a instrutora de ashtanga yoga Anita Ferrari defende que linhas de yoga surgidas no Ocidente podem desviar de um “conhecimento profundo” por um viés físico e de praticidade.
Anita acredita que toda prática precisa carregar a essência da tradição indiana, que tem base, conceitos e filosofia. No entanto, ela ressalta que nenhuma cultura é “impassível a mudanças históricas, geográficas e sociais”, emenda.
Como a yoga carrega uma bagagem, a instrutora de vinyasa Karla Pellicano também alerta para a importância de não simplificar a prática apenas aos objetivos físicos e à performance.
“O mais importante é o resgate do estado de presença. Se tornar consciente da respiração e se reconhecer respirando no momento presente”, declara.
Apesar de Karla considerar importante manter a tradição, ela vê a nova vertente válida, sobretudo como uma porta de entrada a quem deseja começar. “Yoga é para quem respira! Cada um sente de um modo diferente e faz o que é possível para o corpo”, diz.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram