Pouco calóricos: anote 8 alimentos que são aliados do emagrecimento
Os alimentos pouco calóricos ajudam no emagrecimento por promoverem a saciedade e serem ricos em nutrientes
atualizado
Compartilhar notícia
Alimentos milagrosos, bebidas e suplementos sempre são apontados como o segredo para o emagrecimento, mas não é possível perder peso sem diminuir a ingestão de calorias. Por conta disso, os alimentos pouco calóricos – que fornecem uma quantidade pequena de calorias em comparação com a porção – e com nutrientes são cruciais para manter uma dieta equilibrada.
Além do emagrecimento, alimentos com baixas calorias oferecem inúmeros controlam o apetite e também podem ser muito saborosos. Para descobrir quais eles, a Coluna Claudia Meireles procurou a nutricionista Dani Borges.
Veja, abaixo, os ingredientes indicados pela especialista:
Alimentos pouco calóricos
Ovo
A nutricionista Dani Borges categoriza o ovo como “alimento que pode ser introduzido em uma dieta de emagrecimento sem medo de ser feliz”.
Segundo ela, o ovo é benéfico por ter muita proteína, gordura boa e por promover saciedade. Ela indica consumir o ovo no café da manhã para conseguir segurar a fome até o almoço sem sofrimento.
Chia
Além de ser um alimento com pouquíssimas calorias, a nutricionista indica a chia por ser rica em fibras e em vitaminas como selênio, zinco e magnésio. De acordo com ela, além do valor nutricional, a chia também tem pouco carboidrato e pode ser utilizada em dietas low carb.
Abóbora
Para Dani Borges, a abóbora é um alimento fundamental nas dietas de emagrecimento. “A abóbora tem pouco carboidrato e aquele com baixo índice glicêmico, que tem uma velocidade de absorção moderada, promove mais saciedade e não causa um pico de glicemia no sangue”, explica.
Como a abóbora tem poucas calorias, a quantidade do alimento que pode ser consumida é muito maior que a de outros carboidratos, o que possibilita não engordar. Além disso, a abóbora conta com ação antioxidante, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.
Oleaginosas
As oleaginosas – nozes, sementes e castanhas – também são indicadas para as dietas de déficit calórico. Dani Borges explica que elas satisfazem a fome por serem ricas em gorduras.
Apesar de serem mais calóricas que outros alimentos citados, a saciedade que elas oferecem compensa as calorias. Elas são opções perfeitas para lanches, principalmente por ser uma opção prática e saudável para as refeições fora de casa.
Salmão
A nutricionista indica o salmão por ser uma excelente fonte de proteína para as dietas de emagrecimento.
Segundo ela, o alimento tem uma quantidade alta, também, de gordura, macronutrientes que mais promovem saciedade.
“O salmão é uma excelente opção para o jantar, promove a saciedade, é rico em ômega 3, diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, é rico em proteína e auxilia no processo de emagrecimento”, ressalta a nutricionista.
Kefir
“O kefir é um dos alimentos que a gente pode considerar como o top 10 dos alimentos que auxiliam na perda de peso no processo de emagrecimento”, define Dani Borges. Além de ser um alimento com poucas calorias, o kefir é rico em probióticos, essenciais para o bom funcionamento do intestino.
Abacate
Considerado um superalimento, o abacate é indicado nas dietas para perder peso. “Ele é rico em gorduras boas e em vários nutrientes como magnésio, zinco – que promove o relaxamento – e triptofano, que diminui a vontade de comer doce”, diz Dani Borges.
Feijão
Rico em fibras, o feijão é um alimento pouco calórico que auxilia no funcionamento do intestino e oferece nutrientes cruciais para o organismo.
Além dos benefícios do feijão para a saúde intestinal, a nutricionista destaca a combinação entre o arroz e o feijão. Essa dupla oferece o aminoácido lisina, importante para manter uma dieta saudável, principalmente para as pessoas que não consomem carne vermelha.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram