Por que rei Charles revelou diagnóstico e Kate mantém segredo? Entenda
Tanto o rei Charles quanto Kate Middleton estão internados no mesmo hospital. Os dois expuseram o quadro de saúde de forma distinta
atualizado
Compartilhar notícia
No último dia 17, o Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles passaria por uma cirurgia a fim de tratar o quadro de próstata aumentada. Momentos antes do comunicado, o Palácio de Kensington revelou que Kate Middleton teria se submetido a uma operação no abdômen. Ao contrário do sogro, a princesa de Gales não deu detalhes do procedimento.
Mas por qual motivo Charles resolveu expor o seu estado de saúde, enquanto Kate optou por manter em segredo? Conforme comunicado lançado pelo Palácio de Buckingham, o rei quis divulgar a respeito da condição de aumento de próstata para conscientizar homens a buscarem tratamento.
O monarca foi internado nesta sexta-feira (26/1) para a operação. De acordo com o Ministério da Saúde, o problema de próstata aumentada tende a atingir mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade, a exemplo do rei Charles III.
“O rei deu entrada em um hospital de Londres nesta manhã para realizar o tratamento programado. Sua majestade agradece a todos que enviaram bons votos durante a semana passada e está feliz em saber que seu diagnóstico está tendo um impacto positivo na conscientização sobre a saúde pública”, declarou um porta-voz da família real.
Conforme noticiou o Sistema de Saúde da Inglaterra, o anúncio feito pelo rei Charles provocou um aumento de 1.000% de visitas na página em que aborda a condição. Em conversa com a revista People, uma fonte próxima à família real britânica ressaltou a razão para a majestade externalizar o problema de saúde.
À People, o mensageiro frisou que Charles tem 75 anos e queria evitar quaisquer especulações de que estaria com alguma doença ou quadro grave. “Foi sensato ser mais aberto em relação a isso ou as pessoas poderiam pensar o pior”, comentou o informante.
Em relação a Kate manter as informações da operação em sigilo, o especialista em realeza Robert Hardman enfatizou que a princesa de Gales tomou tal decisão para preservar a família. Ela é casada com o príncipe William, com quem três filhos, George, Charlotte e Louis, com 10, 8 e 5 anos, respectivamente.
“Muito do que eles fazem pelas crianças é para normalizar a vida e não fazer com que eles sintam que estão em uma gaiola de ouro especial”, salientou o biógrafo real em entrevista à People.
Na nota oficial consta que novidades a respeito da saúde e da recuperação de Kate Middleton só serão compartilhadas “se houver novas informações significativas”. Outro tópico do comunicado foi um pedido da princesa de Gales para que “as suas informações médicas permaneçam privadas”.
Até então, não se sabe o motivo da cirurgia de Kate, só que ocorreu na região abdominal. A princesa de Gales ficará em recuperação até depois da Páscoa “com base nos conselhos médicos”. Ela fez o procedimento na The London Clinic, um hospital “cinco estrelas”, conforme descreveram ex-pacientes.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.