metropoles.com

Por que o feijão-preto é mais nutritivo que os outros? Expert explica

A nutricionista Thayná Ramos mostra formas saudáveis de consumir o alimento, que é excelente para a saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
nataliaspb/Getty Images
Feijão preto
1 de 1 Feijão preto - Foto: nataliaspb/Getty Images

O feijão é um dos itens mais importantes e comuns na casa da população brasileira. Entre as variedades encontradas da leguminosa, o preto é o um dos mais famosos, principalmente por ser a base de um dos pratos típicos mais famosos do Brasil: a feijoada.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou que a demanda no país pelo produto chegou a 520 mil toneladas. A colheita na safra 21/22 foi estimada em 619,3 mi/toneladas.

Além de deixar qualquer prato saboroso, o insumo é importante para a saúde.  “O feijão-preto contém mais nutrientes, como vitaminas do complexo B, em relação aos outros”, revela a nutricionista Thayná Ramos Silva à Coluna Claudia Meireles.

Thayná é graduada em nutrição pela Faculdade Atenas de Paracatu (MG)

Além de vitamina B, o item tem magnésio, zinco, potássio e ajuda a combater a deficiência de ferro no organismo.

Para deixar a população cada vez mais ciente da importância do produto na alimentação, a especialista em nutrição clínica, fitoterapia e nutrição esportiva com ênfase em estética listou quatro benefícios do feijão-preto para a saúde. Confira!

1. Promove saciedade

De acordo com Thayná, o item é uma boa fonte proteica e contém muitas fibras. “O seu consumo aumenta a sensação de saciedade e pode ajudar no processo de emagrecimento”, explica.

2- Regulação do intestino

“Uma porção de 100 gramas da leguminosa chega a ter 8 gramas de fibras. Isso ajuda o intestino a funcionar regularmente, evitando constipação”, afirma a nutricionista.

O feijão tem mais vitaminas do complexo B do que os outros tipos

3- Manutenção e ganho de massa muscular

Busca aumento ou ganho de massa muscular? O feijão preto é um grande aliado. “Ele contém uma boa fonte de proteína, que ajuda no fortalecimento e regeneração das fibras musculares, promovendo hipertrofia”, relata.

4- Absorção de nutrientes essenciais para o corpo

A mistura do arroz com feijão é uma combinação típica no prato dos brasileiros. Ramos esclarece que a junção dos dois alimentos é perfeita, graças as proteínas de baixo valor biológico que se complementam, quando reunidas no mesmo prato.

Consumir o alimento com arroz é uma ótima forma de absorção de nutrientes

“O arroz é rico em metionina e o feijão fornece lisina. Quando consumimos juntos, temos a junção de aminoácidos essenciais para o corpo; porém, quando consumidos separados, essa absorção não é efetiva”, alerta Thayná.

Como consumir o feijão-preto?

O feijão-preto, assim como outras leguminosas (lentilha, grão de bico, soja, ervilha…), pode causar gases. Ele contém naturalmente substâncias como o fitato, que provoca fermentação no intestino e pode gerar desconfortos intestinais; além de taninos e oxalatos.

“Essas substâncias atrapalham na biodisponibilidade do cálcio, ferro, magnésio, zinco e cobre, prejudicando a absorção dos mesmos”,  expressa.

O feijão preto é um dos mais consumidos no Brasil

Para evitar esse desconforto, a profissional, graduada em nutrição pela Faculdade Atenas de Paracatu (MG), ensina a fazer o remolho.

“Coloque os grãos de molho na água de 8 a 24 horas. Adicione gotas de limão ou vinagre. Troque a água mais 2 vezes repetindo esse processo e quando for cozinhar, lembre-se de usar uma nova água”, explica.

Além dessa técnica, outras formas saudáveis de consumir o alimento é junto com o arroz, para absorção de nutrientes, e evitar o uso de temperos prontos. “Utilize sal, cebola, alho e, para quem gosta, folha de louro. Eles têm propriedades anti-inflamatória, além de dar aquele sabor especial na comida”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?