metropoles.com

Por que cortar o cabelo seco é o método queridinho dos cabeleireiros?

Além de contribuir com o meio ambiente, a prática conta com algumas vantagens, listadas pela profissional de beleza Jackeline Monteiro

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Mulher cabeleireira cortando o cabelo de cliente mulher
1 de 1 Mulher cabeleireira cortando o cabelo de cliente mulher - Foto: Pexels

Se você marcar um horário no salão de beleza e for solicitado para chegar com o cabelo recém-lavado e seco ao ar, não se assuste! Provavelmente, esse serviço estará ao seu favor. Nem todo mundo sabe, mas muitos cabeleireiros pelo mundo recorrem ao corte a seco, ou seja, sem molhá-lo antes do procedimento, pois acreditam que esse método funciona melhor, dependendo do tipo de fio.

 

A técnica é simples: nenhuma água é acrescentada nas madeixas antes que a tesoura faça o trabalho de repaginação. Além de contribuir com o meio ambiente, a prática conta com algumas vantagens, listadas pela profissional de beleza Jackeline Monteiro abaixo. Se pensarmos no fato de que não usamos cabelo molhado em nosso dia a dia, tudo faz ainda mais sentido. Então, por que não conhecer mais sobre esse método e descobrir se ele é ideal para as suas madeixas?

Jackeline Monteiro é cabeleireira e maquiadora
Jackeline Monteiro é cabeleireira e maquiadora

Se esse é um território novo para você, não se preocupe. O corte a seco promete beneficiar todos os tipos de fios, desde os mais grossos e encaracolados até os mais finos que não se moldam bem. Antes de hesitar, veja o que a especialista tem a dizer!

Textura faz diferença

Jackeline afirma que esse tipo de corte funciona, sim — dependendo, é claro, da textura das madeixas e do resultado que o cliente e o profissional desejam. “É legal vermos o cabelo seco, quando o cliente chega, para avaliarmos a densidade, a textura e a forma dos fios. Aí, vemos se é melhor um corte com o cabelo seco ou molhado”, explica ela.

Mulher de costas com o cabelo voando
A técnica é simples: nenhuma água é acrescentada nos fios antes que a tesoura faça o trabalho de repaginação

Segundo a cabeleireira, alguns fios são bem melhores para se cortar a seco, como os cabelos muito cacheados, “pois você consegue dar um formato a eles”.

“Os cabelos cacheados têm várias texturas. Há alguns locais que cacheiam menos e outros mais, então, ali, eu corto um pouco mais. Se for feito a seco, conseguimos visualizar isso”, diz Jackeline.

A profissional também recomenda a técnica para pessoas que possuem química de alisamento. “É bom cortar com os fios secos para ver que não está ficando com marcas”, comenta.

Dedos cortando o cabelo de mulher
A profissional também recomenda a técnica para pessoas que possuem química de alisamento

No entanto, na opinião da expert, um cabelo curto, por exemplo, tem que estar molhado antes do procedimento de corte. “Se for a seco, vai dar muito trabalho”, garante.

tesoura e pente corte de cabelo
Para Jackeline, um cabelo curto, por exemplo, tem que estar molhado antes do procedimento de corte

Uma coisa é fato: quando molhados, os fios ficam “mais longos” em comparação ao seu estado seco. Então, para evitar surpresas na hora de conferir o resultado do novo corte, isso deve ser levado em consideração. Jackeline ressalta que o crucial é o profissional ter uma boa conversa com o cliente antes de dar qualquer passo. “Nós temos essa margem e sabemos que o cabelo vai subir ao secar. Então, sempre cortamos um pouco mais longo”, entrega a hair stylist.

A cabeleireira não vê desvantagens na técnica apresentada nesta reportagem, e sim a enxerga como uma ferramenta para se chegar a um resultado satisfatório. “Um dos benefícios é que você já vê o resultado acontecendo, já vê o caimento do cabelo. Depois que a gente molha, tem aquele caimento que vem de cima, mas cada um tem um redemoinho, uma forma como o cabelo cresce e como ele cai. E quando a gente molha, isso some um pouco. Muitas vezes, eu corto ele seco para não perder esse caimento”, expõe Jackeline.

Rosto de mulher jovem
O corte a seco promete beneficiar todos os tipos de fios

Por outro lado, a especialista aponta que se for fazer um corte mais preciso, reto ou geométrico, prefere que os fios estejam úmidos.

Combinação de técnicas

Cortar o seu cabelo a seco não significa que você pulará uma das melhores partes do serviço no salão de beleza, que é a massagem relaxante na cabeça na hora da lavagem. Os métodos úmido e seco podem ser conciliados e, juntos, oferecerem um resultado excelente. “Muitas vezes, corto o cabelo molhado e depois eu seco para ver como está o caimento para fazer alguns ajustes”, compartilha Jackeline Monteiro.

Profissional lavando o cabelo de cliente em salão de beleza
Os métodos úmido e seco podem ser conciliados e, juntos, oferecerem um resultado excelente

Por fim, a prática vale ser considerada. Jackeline, por exemplo, a utiliza com frequência. “Tenho gostado muito, e as clientes também”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?