Por dentro da rotina fitness da psicóloga Viviane Carvalho Pierre
A loira convidou a coluna Claudia Meireles para um dia de treino na academia O2 Fitness. Confira os segredos da musa!
atualizado
Compartilhar notícia
Dando continuidade a série de musas fitness que inspiram a coluna Claudia Meireles, Viviane Carvalho Pierre é a personalidade da vez. Ela veio mostrar que cuidar do corpo é um ato de amor próprio e incorporar uma rotina de vida saudável vale muito a pena. A seguir, a loira compartilha mais sobre seu lifestyle fascinante.
Nascida no Rio de Janeiro e formada em psicologia, Viviane Pedroso de Paiva Carvalho Pierre é um exemplo de mulher que sabe o que quer e faz isso com gosto. Seu envolvimento com o estilo de vida saudável teve início quando ainda era estudante. Segundo ela, esse foi um processo lento. “Só fui entender a real filosofia de uma vida saudável após muitos anos”, diz.
Rotina de exercícios
Vivi conta que sua rotina de exercícios é bem dinâmica e diversificada. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, ela faz Bootcamp e Spinning. A primeira atividade é uma modalidade imersiva que foi elaborada, inicialmente, para desenvolver a capacidade de novos recrutas durante o treinamento militar, segmentado, geralmente, em alongamento, corrida e uma sequência de atividades mais intensas.
Spinning, por sua vez, é o ciclismo indoor, e envolve o uso de uma bicicleta ergométrica estacionária especial com um volante ponderado em uma sala de aula.
Já nas terças, quintas e sextas-feiras, a musa fitness se dedica à musculação, treinamento de força focado no desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Aos sábados, Viviane também não se mantém parada. “Mas não é algo rígido, como dos outros dias”, comenta.
Para atingir seus objetivos, a psicóloga conta com o profissionalismo de dois educadores físicos: João Matheus, na musculação, e Alexandre Juriney, na bike e no treino funcional. Em conversa com a coluna, João revela que treina com a aluna há cerca de 1 ano e meio. “Quando eu conheci a Vivi, ela tinha acabado de ter neném e reclamava de muitas dores lombares. Fizemos vários exercícios de fortalecimento no início, pois ela tinha muitas restrições. Mas, hoje, está liberada”, fala o professor.
Atualmente, o treino de João Matheus para Viviane engloba um pouco de cada músculo, trabalhando membros superiores e inferiores. “O objetivo dela é a alta performance. Ela busca um corpo estético, mas saudável. Focamos no ganho de massa muscular com o mínimo de gordura possível”, compartilha o profissional.
Alexandre Juriney, por sua vez, realiza um trabalho aliado ao treino de João. O personal declara que leva em consideração os exercícios de hipertrofia e força ensinados à atleta pelo colega. “É um trabalho em conjunto”, explica.
“Eu faço treinos funcionais de alta intensidade e com recuperação ativa, ou seja, ela recupera do exercício com algum outro de baixa intensidade. Geralmente, eu coloco quatro ou cinco blocos de três exercícios”, diz Alexandre.
O professor preza por treinos metabólicos a fim de manter a frequência cardíaca da aluna sempre alta. E incorpora: “A Vivi faz aula de bike para completar os exercícios de perna que ela faz com o João”, finaliza.
De bem com o corpo
De acordo com Viviane, sua relação com o corpo é de diálogo. “Aprendi a conversar com ele e tentar entender suas necessidades, vontades e saciedades”, afirma. “Cuidar do corpo não significa apenas cuidar da minha estética, me remete a cuidar da minha mente, do meu espírito e do meu equilíbrio como um todo”, acrescenta.
Cuidar do corpo é um ato de amor, uma via de mão dupla e que funciona simultaneamente, ou seja, um cuidando do outro
Viviane Carvalho Pierre
Na opinião da psicóloga, o prazer é algo que vem de dentro, e consiste em estar bem consigo mesmo, gostar do que vê e de se sentir ágil, dinâmica e em harmonia.
Questionada sobre a realização de procedimentos estéticos, Vivi responde que não conta com a ajuda desses tratamentos. “Mas tenho um acompanhamento com endocrinologista esporadicamente”, apresenta ela. A médica em questão é a Dra Luiza Gouveia.
Planejamento alimentar
Exercitar-se é crucial, mas uma alimentação equilibrada colabora ainda mais para resultados eficazes. Ciente disse, Viviane assegura que possui uma rotina alimentar regrada. “Faço questão de comprar tudo o que será feito em casa, sempre escolhendo o priorizando produtos orgânicos”, ressalta.
A musa fitness entrega que suas refeições são bem variadas e não incluem gorduras e frituras. “Isso envolve persistência e algumas privações”, expõe.
No entanto, a psicóloga entrega que se privar de comidas que não sejam saudáveis não é algo “sofrível”. “Consegui encontrar o verdadeiro prazer de me alimentar bem. Foi um processo lento, gradual, um verdadeiro passo a passo. Aos poucos, fui entendendo e introspectando isso dentro de mim”, confessa ela.
O segredo para manter a dieta? “De vez em quando, se permitir sair dela”, opina a musa fitness. “É claro que com uma boa dose de parcimônia”, adverte. Para Vivi, o ideal é adequar a alimentação ao estilo de vida, escolher alimentos que a pessoa goste e buscar pequenas metas. “A disciplina vem com o tempo”, acredita.
O ponto fraco da loira? “Sou apaixonada por doces. E, talvez, essa seja a parte da alimentação mais difícil para mim”, revela. Por isso, ela procura “subterfúgios”, como docinhos saudáveis, chocolates 90 ou 100% cacau, barras de proteína, pirulitos que tiram a vontade de comer doces. “Mas adoro bolos de chocolate e doce de leite. Esses são difíceis de evitar”, brinca.
Dicas para se inspirar
Se você precisa de motivação para começar uma vida mais saudável, Viviane dá alguns conselhos:
“Eu diria para buscar uma academia ou um local que você se sinta bem. De preferência, fazer o treino pela manhã, quando o corpo está desperto e cheio de energia. As amizades também incentivam, e você fica ainda mais estimulado ao lado de um grupo. Vá devagar, se respeite, aprenda a se conhecer e a diferença virá! Foque na sua qualidade de vida e em você, que é o seu bem mais precioso!”
O educador físico João Matheus, bicampeão de fisiculturismo, também compartilha alguns ensinamentos:
“Para alcançar um corpo como o da Viviane, a primeira coisa é consistência. Você precisa fazer sempre as mesmas coisas todos os dias, é algo repetitivo mesmo. Deve vir para a academia, treinar, fazer os mesmos exercícios, ter muita paciência. E, claro, procurar um bom profissional para fazer acompanhamento”
O colega Alexandre Juriney tem a acrescentar:
“Para emagrecimento e para ganho de massa muscular, existe uma série de fatores que vão influenciar, como descanso, bom planejamento alimentar e um bom planejamento de treino. Para ganhar massa muscular, não basta a pessoa fazer musculação, tem que ter um aliado, como um exercício cardio de qualidade”
Reflexão
Ao topar a entrevista com a coluna Claudia Meireles, Viviane Carvalho Pierre fez uma ampla reflexão a respeito dos cuidados com o corpo. Confira:
“Será que existem fórmulas básicas para se criar bons hábitos? Uma fórmula que seja sua e compatível com o seu estilo de vida? Algo preparado e pronto, assim como uma receita? A resposta é não. Somos seres complexos, com frustrações, dificuldades, cheios de anseios e os tão almejados desejos. Em busca de recompensas, de um corpo escultural, de uma saúde exemplar e rodeados de inspirações por todos os lados, vivemos em busca da perfeição, entre a expectativa e a realidade… Porém, ficamos paralisados e vidrados em corpos intangíveis, dissociados dos nossos, que acabamos esquecendo do que é simples, do mais básico em nossas vidas”
“Comecemos por colocar metas iniciais possíveis, como uma maior ingestão de água e a diminuição do sal. E assim, começamos com pequenos passos, uma mudança de hábitos. Saber escutar o próprio corpo e se atentar ao que o nosso organismo nos pede e necessita, é um outro ponto importante. Sim, podemos criar uma conexão, uma boa comunicação com o nosso corpo, se permitirmos ouvi-lo. Um outro ponto importante é buscar coisas que nos gerem prazer. Estratégias de treino, alimentação, um lugar agradável. A auto-observação, a auto sensação é imprescindível para assimilarmos e incorporarmos com leveza a mudança de hábitos”
“Criar pequenas metas, mais abertas e flexíveis, se tornam viáveis a um caminho de maior sucesso”
“O objetivo deste texto é criar anseios e, em cima disso, te dar a possibilidade vista por um novo ângulo, sem crenças, sem comparação, fora de um mundo desvirtuado, sem falácias ou trapaças. Te proponho a irmos em busca dessa nossa melhor versão, mais coerente, mais inspiradora, longe dos filtros, os quais estamos deveras cercados, de uma forma mais desnuda e mais saudável. Vamos nos entusiasmar por cada pequena vitória, seja ela diária, semanal ou mensal… Desta forma, você terá uma maior consistência, que te levará aos próximos passos e a níveis mais altos de novas metas”
“E, no fim disso tudo, um hábito se cria, e ele, agora, faz parte de você e de sua valiosa vida. Termino dizendo que, com minhas mudanças constantes, que com esta minha aparência, vou ao meu belo encontro e decido me aceitar cheia de imperfeições”
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.