População vegetariana: conheça cidade que proibiu o consumo de carne
Entende por que os habitantes da única cidade completamente vegetariana no mundo são proibidos de consumir carne
atualizado
Compartilhar notícia
Terror daqueles que adoram um churrasco, o abate de animais, venda e o consumo de carnes e ovos é completamente proibido em Palitana, na Índia. De acordo com o site Times of India, a cidade se tornou a primeira a banir alimentos não vegetarianos após um protesto massivo de monges jainistas, incluindo uma greve de fome, em 2014, quando 200 deles exigiram o fechamento de cerca de 250 açougues.
Como o jainismo é muito influente no local, o governo implementou a proibição da proteína animal e a comida passou a ser baseada nas práticas culinárias da religião, com penalidades para os que violam a regra alimentar.
Por ser baseada na filosofia da não violência, os jainistas não excluem as proteínas e evitam produtos à base de leite, assim como vegetais de raiz, porque consumi-los poderia “perturbar” os microrganismos.
Apesar do vegetarianismo em Palitana ser principalmente por conta da religião, muitas pessoas seguem dietas vegetarianas por outros motivos.
De acordo com a nutricionista Thaiz Brito, a Sociedade Vegetariana Brasileira afirma que os principais motivos para um indivíduo optar por não consumir alimentos de origem animal são ética, saúde, meio ambiente e também sociedade.
Mesmo que Palitana seja a única cidade vegetariana no mundo, a devoção à religião continua sendo o gesto que mais chama a atenção dos turistas que passam por lá. Fundado no século XI, o município reúne mais de 800 templos jainistas, o que atrai peregrinos, turistas e estudiosos que querem apreciar a cultura e a bela arquitetura da cidade.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.