Políticos ordenam repórter a pedir desculpas a Meghan por nota de ódio
As palavras ofensivas dirigidas pelo jornalista a Meghan desencadearam uma onda de manifestações. Ele declarou odiar a duquesa de Sussex
atualizado
Compartilhar notícia
Na última sexta-feira (16/12), Jeremy Clarkson teve um artigo publicado pelo portal britânico The Sun em que destacou “odiar” Meghan Markle, além de querer vê-la desfilando “nua pelas ruas de todas as cidades do Reino Unido enquanto a multidão grita ‘que vergonha’ e joga fezes nela”. As palavras ofensivas dirigidas pelo jornalista à duquesa de Sussex desencadearam uma onda de manifestações até de políticos do Reino Unido.
A pedido do comunicador, o artigo foi removido do portal, nessa segunda-feira (19/12), após receber uma enxurrada de críticas. De acordo com o jornal britânico Huffington Post, um grupo de parlamentares exigiu que o The Sun acione medidas contra Clarkson. Mais de 12 mil reclamações chegaram a Independent Press Standards Organization (Ipso) por conta do texto depreciativo direcionado a Meghan.
Em carta para a editora do The Sun, Victoria Newton, 64 parlamentares de diferentes partidos afirmaram estar “horrorizados” com o artigo de Jeremy Clarkson. “Condenamos nos termos mais fortes a linguagem misógina violenta contra a duquesa de Sussex, Meghan Markle. Esse tipo de linguagem não tem lugar em nosso país e é inaceitável que tenha sido permitida a publicação em um jornal convencional”, escreveram os políticos.
Na mensagem à editora, os parlamentares pediram que o The Sun se retrate com Meghan Markle, também ordenaram ações contra Clarkson. O jornalista também deve emitir um pedido de desculpas “sem reservas” para a duquesa de Sussex “imediatamente”, conforme defendem os políticos na carta. “Exigimos ainda que medidas sejam tomadas para garantir que nenhum artigo como esse seja publicado novamente”, acrescentaram.
Segundo os parlamentares de bancadas conservadoras, trabalhistas e libertárias, artigos com conteúdos agressivos, como o escrito por Clarkson, contribuem para um “clima inaceitável de ódio e violência”. No texto, os políticos lembraram das ameaças “críveis à vida” sofridas por Meghan Markle. “Estamos profundamente preocupados com o modelo de comportamento promovido a homens e meninos jovens, que eles podem atacar verbalmente mulheres sem consequências”, complementaram.
Pronunciamento
Jeremy Clarkson foi ao Twitter, nessa segunda-feira (19/12), se pronunciar a respeito do artigo redigido para o The Sun. Em uma postagem na rede social, ele se manifestou: “Oh, querido. Prefiro colocar meu pé nisso. Em uma coluna que escrevi sobre Meghan, fiz uma referência desajeitada a uma cena em Game of Thrones e isso caiu mal com muitas pessoas. Estou horrorizado por ter causado tanto dano”. Ele assegurou: “Serei mais cuidadoso no futuro.”
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.