Pode tratar pele preta com laser? Médico tira essa e outras dúvidas
Dermatologista especialista em pele preta, André Moreira explica individualidades e melhores tratamentos para a derme
atualizado
Compartilhar notícia
Por muitos anos, havia um pensamento equivocado de que a pele negra não poderia ser tratada com lasers, por serem maiores os riscos de possíveis queimaduras e manchas. Contudo, atualmente já é sabido que, na verdade, a “proibição” nunca fez sentido.
De acordo com o dermatologista especialista em peles pretas André Moreira, essa crença se baseava mais em falta de conhecimento acerca do assunto do que, de fato, uma limitação.
“Não havia conhecimento e nem tecnologias adequadas para conferir segurança no tratamentos das peles pretas com laser. Com o avanço do conhecimento e o maior interesse de estudo na dermatologia da pele preta, vimos que era seguro, desde que com parâmetros e tecnologia adequados”, explica.
Ou seja, os tratamentos com laser estão mais que liberados para pessoas com a pele escura. Mas é claro que, como tudo, existem as opções mais e menos adequadas, a depender também da experiência do profissional e dos parâmetros utilizados pela pessoa para manipular o laser.
“Tem dois que eu adoro! Para depilação o ND Yag, e para rejuvenescimento e manchas o laser Thulium. São alguns exemplos que eu mais utilizo para a pele preta”, aponta o médico.
Skincare
Não só os tratamentos de laser e outros mais “invasivos” precisam de diferentes tratos a depender da cor da pele – as individualidades das peles pretas e brancas precisam ser respeitadas também no dia a dia.
“Por exemplo, a pele branca mais madura precisa de uma hidratação maior, porque ela tem um componente de oleosidade menor que o nosso. E a pele preta precisa de mais normalização, porque nossas glândulas produzem um pouco mais de oleosidade”, afirma André.
Ou seja, na hora de escolher os produtos do skincare, é importante saber as características específicas de cada derme. E o dermatologista dá a dica: “Uma consulta com um dermato torna possível essa avaliação de detalhes e minúcias que podem ser transpostos para os cuidados diários”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.