Plantas mágicas? Conheça 10 chás que deixam o cabelo forte e bonito
Quer saber quais chás fazem maravilhas ao cabelo? Confira 10 infusões “mágicas” para desfilar com as madeixas impecáveis
atualizado
Compartilhar notícia
Antes de procurar soluções para os problemas capilares em fórmulas fixadas nas prateleiras, homens, mulheres e profissionais da beleza corriam rumo ao jardim e aos campos em busca de plantas capazes de atender suas necessidades. Terapêuticas para tratar caspa, queda e fios opacos eram encontradas na natureza – e ainda são. Entretanto, com o avanço da cosmetologia, as receitas caseiras com ervas “milagrosas” ficaram de lado.
Entre as tantas alquimias com as plantas, está o chá. Se fosse para listar todos os benefícios da bebida, a coluna Claudia Meireles faria uma Bíblia e, certamente, deixaria alguns tópicos de fora. As infusões somam mil e uma vantagens, como acelerar o metabolismo, potencializar os resultados da malhação e amenizar condições dermatológicas. Algumas são tão poderosas que contribuem com a saúde do cabelo, deixando-o hidratado, forte e brilhoso.
Quer saber quais chás fazem maravilhas às madeixas? A seguir, confira 10 infusões “mágicas” para desfilar com a cabeleira impecável. Como as ervas são bem comuns, quem sabe você tem alguma no armário e já pode fazer a bebida após ler a reportagem.
1 – Alecrim
Quando se trata de benefícios para os fios, o alecrim parece trazer todos nas folhas finas por conter ferro, cálcio e vitamina B6. Independentemente de beber ou aplicar direto no couro cabeludo, o chá da erva aromática estimula e melhora a circulação sanguínea da região, o que provoca o crescimento capilar de modo mais espesso e saudável. Por integrar propriedades antibacterianas, outro proveito da infusão é a limpeza das madeixas ao mesmo tempo em que as deixa bem hidratadas. Use também quando a raiz estiver oleosa.
Lavagem de alecrim
1 – Espere a água ferver e adicione o alecrim;
2 – Deixe a infusão de 15 a 30 minutos e, depois, peneire as folhas;
3 – Utilize a água da infusão do alecrim para aplicar no cabelo e faça massagem no couro cabeludo;
4 – Não enxágue.
2 – Folha de amora
A folha da amora contém o fitormônio, substância com os mesmos efeitos do estrogênio. Ou seja, ingerir o chá com frequência tende a ser benéfico a quem sofre com a perda exagerada dos fios. Rica em flavonoides, a erva tem ação antioxidante e funciona como um fortalecedor da fibra capilar. Lembrando que a bebida engloba vitaminas e minerais importantes para o organismo, a exemplo de potássio, magnésio e cálcio, com potencial de afastar o risco de anemia, doença que influencia a queda das madeixas.
3 – Alfavaca
Da mesma família do manjericão, a alfavaca desponta como uma planta que engloba diversas propriedades medicinais por trazer na composição ferro, cobre e uma série de vitaminas (A, C, K e B9). Antifúngica, adstringente, antioxidante, antibacteriana e antisséptica são apenas algumas das benesses para o corpo. De acordo com especialistas, preparos com a planta ajudam a regular o sistema imunológico de forma natural.
Lavagem com alfavaca
1 – Ferva uma xícara de água e desligue;
2 – Adicione duas colheres de sopa de alfavaca;
3 – Deixe a mistura tampada até esfriar. Em seguida, bata no liquidificador;
4 – Aplique a pasta no couro cabeludo e deixe agir por 10 minutos. Ao término do tempo, lave o cabelo normalmente.
4 – Carqueja
Se pertence ao grupo das pessoas acometidas com caspa, segue uma terapêutica natural: o chá de carqueja. Como a planta medicinal possui fontes antifúngicas e antissépticas, acaba por auxiliar na higienização do couro cabeludo e reduzir a oleosidade. Ao passar a infusão na região, há uma eliminação de micro-organismos, como fungos e bactérias. Caso tenha o cabelo escuro, a bebida deixa os fios bem brilhosos quando aplicada da raiz às pontas.
5 – Jaborandi
Precisando de algo para fortalecer as madeixas? Saiba que um bom aliado responde por chá de jaborandi, planta usada amplamente na indústria cosmética. A infusão proporciona a renovação celular e, consequentemente, estimula o crescimento e a resistência capilar. Uma das substâncias da erva é a pilocarpina, ideal para prevenir a queda e reparar fios danificados por química. Um alerta: gestantes, lactantes e pacientes com problemas cardíacos não devem fazer uso de receitas com jaborandi, só com prescrição médica.
Chá com folha de jaborandi
1 – Coloque a água e as folhas da planta em um recipiente. Deixe ferver por 10 minutos;
2 – Desligue e espere o chá esfriar;
3 – Aplique a infusão nos cabelos secos. Tente umidificar todo o comprimento e as pontas, além do couro cabeludo;
4 – Massageie bastante para estimular a circulação sanguínea;
5 – Coloque a touca e espere agir por 40 minutos;
6 – Ao fim do tempo, lave o cabelo normalmente.
6 – Folha de urtiga
Rica em vitaminas A, C, D, K e B, a urtiga é fonte de silício, potássio, ferro, enxofre, manganês e aminoácidos. Juntos, os nutrientes ajudam a crescer e fortalecer o cabelo, minimizando até a calvície. Ao beber o chá, as substâncias da planta entram no organismo tendo como resultado a circulação sanguínea no couro cabeludo, limitação da produção das glândulas sebáceas e oxigenação do bulbo capilar.
Vale ressaltar que o chá reduz a queda e acelera o crescimento das madeixas quando ingerido, mas também dá para obter bons resultados usando topicamente. Aplique no couro cabeludo e na estrutura dos fios. A cada 250 ml de água, use 15 gramas da planta poderosa.
7 – Lavanda
Facilmente identificada pelo aroma floral, a lavanda é conhecida pelo efeito calmante. Entretanto, os proveitos da erva ultrapassam o modo relax e contribuem com a saúde capilar. Dentre as vantagens, estão o crescimento dos fios, prevenção de inflamações e potente ação antimicrobiana. Ao preparar o chá, faça-o bem forte e espere esfriar para aplicar, massageando o couro cabeludo. Recomenda-se passar diariamente.
8 – Cavalinha
Planta medicinal usada com frequência no processo de emagrecimento, a cavalinha deixa o cabelo forte, sedoso e brilhante. O chá reduz a queda e promove o crescimento capilar por possuir selênio na composição. Por ter uma grande quantidade de silício, a infusão atua principalmente no couro cabeludo e no nascimento de novos fios. Caso esteja com unhas frágeis e quebradiças, vale apostar na bebida. Mais um proveito da erva é o potencial hidratante.
Chá de cavalinha
1 – Coloque 250 ml de água para ferver;
2 – Depois de ferver, adicione uma colher de sopa da planta e aguarde três minutos para desligar o fogo;
3 – Espere a infusão descansar por 10 a 15 minutos;
4 – Não consuma o chá em grande quantidade, pois pode gerar o efeito contrário. Em vez de o cabelo ficar bonito, você o deixará ressecado.
9 – Sálvia
Outra opção de chá para aplicar no cabelo é o de sálvia. A erva integra o cobre, nutriente capaz de amenizar o envelhecimento precoce da fibra capilar. Caso batalhe contra eczema ou dermatite no couro cabeludo, a infusão apresenta efeitos adstringentes. Se não gosta dos fios grisalhos, fica a dica de usar a bebida como enxágue final após a lavagem das madeixas. Cabelos escuros podem se beneficiar no quesito brilho, pois a substância intensifica a cor natural.
10 – Arruda
Saindo um pouco dos pontos queda, brilho e cor dos fios, o chá de arruda funciona como uma terapêutica caseira contra os temíveis piolhos e lêndeas. A alternativa é lavar o cabelo com a infusão. Além de eliminar a infestação do inseto, a bebida acalma a coceira no couro cabeludo. Deve-se aplicar a receita com as madeixas molhadas e, em seguida, passar o pente fino.
Chá de arruda
1 – Coloque as folhas de arruda na água fervente e deixe descansar por 10 minutos;
2 – Tampe, espere esfriar e, depois, coe;
3 – Aplique no couro cabeludo até as pontas. Todo o cabelo deve ficar molhado.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.