Planos de segurança de Charles e Camilla vazam e geram preocupação
O planejamento de segurança do Palácio de Buckingham vazou semanas antes da cerimônia. A coroação de Charles e Camilla será em 6 de maio
atualizado
Compartilhar notícia
Na contagem regressiva para a coroação do rei Charles III, os serviços responsáveis pela organização do evento cuidam e reparam os últimos detalhes. Entretanto, as mentes à frente dos preparativos levaram um susto, conforme destacou o portal britânico The Sun. O planejamento de segurança do Palácio de Buckingham vazou semanas antes da cerimônia.
A Câmara Municipal de Westminster postou no site oficial documentos, marcados com letras em negrito que “diziam ser confidenciais”. De acordo com o tabloide, fotos e planos revelaram o projeto de segurança interno do Palácio de Buckingham para o dia da coroação de Charles e de Camilla como rainha. A solenidade será em 6 de maio.
O The Sun noticiou que os registros vazados descreviam a localização dos cômodos privados do Palácio de Buckingham a serem usados por Charles e Camilla na coroação, além de outras informações importantes. “Os planos secretos ilustram como a residência real está conectada, incluindo os principais recursos de segurança”, publicou o site.
Com menos de um mês para a histórica cerimônia, a polícia tem intensificado os esforços de segurança. “A publicação de quaisquer planos pode comprometer a proteção e ser vantajosa para qualquer adversário”, avaliou o especialista Philip Grindell. Ele integrou o núcleo antiterrorista da Polícia Metropolitana de Londres.
Além de integrantes e amigos próximos da família real, a coroação de Charles e Camilla reunirá monarcas de outros países, representantes da sociedade civil, líderes políticos e chefes de Estado. Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden não irá à coroação, entretanto, sua esposa, Jill Biden, o representará. O príncipe Albert de Mônaco e o príncipe Fumihito, da realeza japonesa, confirmaram presença.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.