Piselli reúne convidados para degustação de vinhos produzidos no DF
Participaram da experiência convidados seletos, incluindo empresários, clientes e amigos do restaurateur Juscelino Pereira
atualizado
Compartilhar notícia
Na última terça-feira (28/2), o Piselli Brasília foi ponto de encontro da Confraria JK, uma noite regada a vinhos produzidos no Distrito Federal e Entorno. A experiência reuniu convidados seletos, incluindo empresários, clientes e amigos do restaurateur Juscelino Pereira, que puderam degustar dos rótulos da Vinícola Brasília juntamente com o menu italiano da casa.
Participaram do evento as fazendas produtoras de vinho da região Ercoara e Villa Triacca, que levaram garrafas selecionadas a dedo para harmonizarem com o cardápio desenvolvido especialmente para a ocasião. A noite começou com um mix de antepastos toscanos formado por Olive Ascolane, azeitonas verdes recheadas com linguiça toscana e uma polenta crocante com patê de figo. A entrada caiu bem com o rótulo Villa Triacca Sauvignon Blanc 2022.
Em seguida, foi servido o Polpettine Di Bacallà, que são porpetinhas de bacalhau com molho de tomate fresco e pão italiano. Para brindar, uma taça de vinho Casa Vitor Sauvignon Blanc 2022.
Depois, os convidados puderam apreciar uma degustação de pratos principais, começando com o Tagliolini Neri Con Pesto e Pesce, uma massa fresca produzida com tinta de lula, molho pesto, lâminas de peixe curado na casa e botarga de Tainha. As bebidas eleitas para uma harmonização completa são Dona Irani Syrah, Grenache, Tempranillo Rosé 2022 e o Ercoara Canindé Syrah Rosé 2022.
Outra opção de prato principal era o Risotto Funghi e Zucchini, um mix de cogumelos e abobrinha em duas texturas finalizado com castanha de baru. Casa Vitor 4 Altitudes Syrah 2021 e Miro Syrah 2021 foram as escolhas para potencializar a degustação.
Ao fim, o Agnello Piselli, que são duas texturas de cordeiro Ercoara servido no próprio molho e risoni com pesto de hortelã, foi intensificado com duas sugestões: Seu Claudino Superiore Syrah 2021 e o Ercoara Maná Syrah 2020.
A noite ainda contou com uma seleção de queijos do Cerrado harmonizada com vinho de barrica Triacca e Ercoara 2021, além de Gelatina Di Grappa e Frutti Di Stagione para a sobremesa.
Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, Juscelino Pereira explica que a ideia da Confraria JK veio de sua paixão pela bebida de Baco.
Em São Paulo, ele também costuma reunir um grupo de amigos para degustações. “Quando cheguei em Brasília, fui criando um ciclo de amizades e pensei em fundar uma confraria, pois venho para cá uma vez por mês. É um ótimo motivo para se encontrar, degustar vinhos, trocar ideias e, ao mesmo tempo, conhecer pessoas”, fala.
O interesse de Juscelino Pereira pelos produtores locais surgiu ainda mesmo na inauguração do Piselli em Brasília, em junho de 2021. Foi quando sugeriram a ele que conhecesse o projeto dos vinhos do Cerrado.
“Fui visitar e fiquei encantado. É uma união de 10 fazendas que formam a Vinícola Brasília, encabeçada pela Ercoara e Villa Triacca. Isso me despertou mais entusiasmo para encontrar outras parcerias locais, como cachaça e linguiça. A ideia é não parar, e sempre estar descobrindo. O restaurante sempre vai precisar de ingredientes frescos e de bons parceiros locais”, declara o empresário.
A partir da experiência da última noite, o Piselli vai promover, mensalmente, as confrarias culturais abertas ao público, a partir de março, começando com uma voltada especialmente para as mulheres.
Veja os cliques do encontro:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.