Pilates: saiba qual variação do exercício é o ideal para perder peso
Apesar de muitos não saberem, o pilates tem duas variações de exercícios. Entenda a diferença!
atualizado
Compartilhar notícia
O pilates, conhecido por ser uma prática de baixo impacto e com múltiplos benefícios, tem conquistado espaço entre aqueles que desejam melhorar o condicionamento físico e, de quebra, perder alguns quilinhos. Com duas variações principais — o pilates de solo e no reformador —, o método oferece opções que podem ser adaptadas a diferentes pessoas, objetivos e necessidades.
Para entender as diferenças entre os dois tipos de exercício e qual deles é o mais indicado para quem deseja emagrecer, a coluna conversou com a fisioterapeuta Ellen Lemos, que diferenciou cada uma e listou seus respectivos benefícios para o organismo.
Diferenças entre pilates de solo e pilates no reformador
De acordo com a especialista, a diferença das duas variações está na forma de execução e nos equipamentos utilizados.
“A modalidade solo pode ser feita em qualquer lugar, como em casa, na academia ou ao ar livre. Ele utiliza o peso do próprio corpo, além de acessórios, como bolas suíças e faixas elásticas, para melhorar a postura, o equilíbrio, a coordenação e o tônus muscular”, explica Ellen Lemos.
A atividade no reformador, por sua vez, é feita utilizando equipamentos que oferecem resistência durante os movimentos. “Nessa modalidade, utilizamos molas, tapetes e quadros dobráveis, para garantir maior fortalecimento, alongamento e flexibilidade, além de trabalhar a amplitude do movimento”, destaca a fisioterapeuta.
“As duas modalidades conseguem atingir os mesmos resultados. A principal diferença está no estímulo. Enquanto o solo depende mais do peso corporal, o reformador utiliza a resistência dos aparelhos. Se a intenção for realmente emagrecer, a indicação sempre é combinar o exercício com uma alimentação equilibrada”, pontua.
Benefícios do pilates para a saúde
Independentemente da modalidade escolhida e dos objetivos traçados, Ellen esclarece que o pilates é uma prática completa e acessível para todo mundo. Inclusive, ela conta que essa característica remonta à criação do exercício, em 1920.
“Desenvolvido por Joseph Pilates, o exercício pretendeu garantir a reabilitação de soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial. Podemos dizer que esse objetivo se mantém, uma vez que trabalhamos o corpo como um todo, tanto do ponto de vista do condicionamento físico quanto do tratamento de alguma patologia”, comenta.
Para além dos benefícios para a estrutura corporal, Ellen ressalta que a atividade reduz o estresse, melhora a qualidade do sono e promove benefícios cardiovasculares e respiratórios.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.