Personal trainer revela os 3 melhores exercícios para definir o corpo
De acordo com um personal trainer, estes são os 3 melhores exercícios físicos para aqueles que querem a definição do corpo; confira
atualizado
Compartilhar notícia
A prática de exercícios físicos é uma grande aliada daqueles que querem perder alguns quilos e ficar com o corpo mais definido, principalmente quando a chegada do verão se aproxima. A prática de atividades impulsiona a queima de calorias e, junto com uma dieta equilibrada, promove o déficit calórico.
Além de ajudar no emagrecimento, movimentar o corpo é essencial para melhorar a tonificação muscular, aumentar a massa magra e também diminuir o percentual de gordura.
Como existem diversas opções de práticas, a coluna Claudia Meireles conversou com o personal trainer Brunno Quirino para saber quais são os três melhores exercícios para quem busca a definição do corpo. Confira!
Melhores exercícios para definir o corpo
De acordo com Quirino, os exercícios multiarticulares – aqueles que trabalham vários grupos musculares e articulações ao mesmo tempo – são mais indicados para quem deseja trabalhar mais partes do corpo e melhorar a força, a flexibilidade e também o sistema cardiovascular. Já os isolados, focam apenas em uma região muscular específica.
Agachamento com barra livre
O personal trainer afirma que o agachamento com barra livre se destaca por ser um exercício que trabalha bastante os membros inferiores, como os glúteos, os quadríceps e também os músculos posteriores das coxas. “Promove grande gasto calórico e recruta grandes grupos musculares de membros inferiores”, destaca.
Barra fixa
Outro exercício muito completo é a barra fixa que, segundo Quirino, recruta os maiores grupos musculares superiores, como o trapézio e o latíssimo do dorso. Além disso, o profissional de educação física afirma que o movimento trabalha de forma regular isométrica o core, que é composto pelos músculos do abdômen, lombar, pelve e quadril.
“A barra fixa é o meu exercício favorito para trabalhar superiores, porque ajuda a fortalecer as costas, os braços e os ombros”, afirma Brunno Quirino.
HIIT na esteira
O treino intervalado de alta intensidade, mais conhecido como HIIT, também é um dos queridinhos de Brunno Quirino. A prática impulsiona a perda de gordura, aumenta a saúde do coração e dos pulmões e também é uma opção mais rápida para aqueles que estão com a rotina apertada.
“Treinamento intervalado de alta intensidade, segundo os mais novos estudos, tem uma pequena vantagem comparado com esteira contínua. Além de ter maior capacidade de oxidação de gordura, tem um excelente impacto relacionado ao ganho de condicionamento físico”, ressalta o profissional de educação física.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, que tem Paul H Falcone como autor principal, o HIIT é uma forma mais rápida de queimar calorias. A pesquisa comparou calorias queimadas durante 30 minutos de HIIT, treinamento com pesos, corrida e ciclismo, e os estudiosos concluíram que o HIIT queimou entre 25% a 30% mais calorias do que os outros exercícios.
Para o estudo, o HIIT consistia em 20 segundos de esforço máximo seguidos de 40 segundos de descanso, ou seja, os participantes se exercitavam por apenas um terço do tempo que os grupos de corrida e ciclismo.
Apesar da prática ter durado 30 minutos no estudo, o tempo do treino intervalado de alta intensidade varia e pode ser mais curto.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram