Personal trainer ensina em vídeo posturas para malhar corretamente
Para fugir das falhas na hora de treinar, a coluna Claudia Meireles conversou com a personal trainer Angel Rivelles
atualizado
Compartilhar notícia
No dia seguinte após o treino, por vezes, é comum ter dificuldades para andar, sentar ou levantar o braço para pegar um objeto. Embora as dores possam ser consideradas normais, algumas são decorrentes dos erros na hora de praticar os exercícios. Consequentemente, os equívocos influenciam na postura e no resultado da malhação. Para fugir das falhas, a coluna Claudia Meireles conversou com a personal trainer Angel Rivelles.
Questionada sobre quais os maiores erros de quem pratica atividade física, a professora afirma: “Pela minha experiência, são a pressa de executar um exercício e a má postura sem ter consciência corporal”. A relação de Angel com o universo fitness começou em 2015, à época ela percebeu que motivava centenas de mulheres a treinar. Em busca de passar às seguidoras técnicas eficazes, ela decidiu se formar na área profissional, em Londres.
Eis a questão: como descobrir se estou malhando com a postura incorreta? De acordo com a instrutora física, o corpo dá sinais. “Certamente, irá sentir desconforto ou dor em alguma articulação”, endossa Angel. Ela destaca a respeito das dores intensas que logo desaparecem. “Isso indica que existe algo errado. Prosseguir pode resultar em lesões”, complementa.
Tem dúvidas se consegue se exercitar com a postura correta ou incorreta? Angel Rivelles elencou cinco dicas para se atentar na hora de treinar. “Muitas vezes, durante o exercício, cada vez mais vejo as pessoas aos poucos se curvando. Isso se dá devido a nossa postura no dia a dia. Entretanto, não há mais espaço para esse tipo de erros durante o exercício”, reforça.
1 – Sempre manter os ombros elevados. A professora compartilhou o truque: “Sorria com os ombros”.
2 – Sempre olhar para frente.
3 – Consciência corporal. Angel deixa o lembrete que pequenos ajustes no treino fazem a diferença.
4 – Manter o core ativo e engajado. A instrutora avisa que o hábito de trabalhar a região da lombar, pelve, abdômen, períneo e quadril ajuda na estabilidade da coluna.
5 – Excesso de peso pode sobrecarregar a coluna. “Sempre peça ajuda de algum profissional”, recomenda a personal trainer.
Confira o vídeo com os conselhos de Angel:
Musa fitness
Com a proximidade das férias de verão, a coluna Claudia Meireles deseja saber cada detalhe sobre alimentação, hábitos saudáveis e rotina de exercícios das musas fitness. Angel Rivelles não sairia ilesa da entrevista sem compartilhar os tópicos. Por causa da agenda cheia, a instrutora costuma treinar com os alunos. Ela divide as sessões de malhação em membros inferiores e superiores.
Aluna de jiu-jítsu, Angel não corre, mas caminha bastante, conforme revela: “Treino de carga para mim é essencial. Como sou bem magra, a hipertrofia funciona superbem”. Há seis anos, ela é adepta da prática constante de exercícios físicos. Olhando a trajetória desde o início, a personal avalia como principal benefício da rotina fitness “a vida normal sem o uso de medicamentos”.
“Eu vivia doente com crises de asma e de pânico. O esporte mudou a minha vida. Vendo a minha trajetória até hoje, o que eu mais queria conquistei, que era ser campeã no fisiculturismo. Consegui, mas não pretendo parar por aqui. Em breve, almejo ter o meu próprio espaço, onde poderei seguir motivando ainda mais as pessoas”, rememora Angel.
“Dona e proprietária” de um físico esculpido, a musa fitness vê a atividade física como algo prazeroso e define como maior motivação “saber que faz algo bom para o templo”, no caso, o corpo. No rol de hábitos saudáveis de Angel, constam os “três A’s”, que significam alongar, água e agradecer. “Fazer isso pela manhã muda o meu dia e me ajuda a ter pensamentos positivos”, confessa.
Comer
O corpo sequinho de Angel é resultado de treinos regulares mas também de uma “alimentação mais clean”. O consumo de açúcar e refrigerantes foram praticamente extintos das refeições da professora, entretanto, ela não passa vontade. “No dia a dia, eu não tenho esse hábito, mas se acaso sair e quiser, tomo sim uma coca. Não é a unidade que fará a diferença, mas sim quantas eu consumi ao longo do tempo”, pondera.
Na maior parte das refeições, a musa fitness não costuma comer carne. “Já tem uns três anos que diminui a proteína animal. Não sou vegetariana”, esclarece. No prato matinal de Angel, não podem faltar ovos. Ao contrário de quem espalha dietas restritivas, a professora segue pelo caminho oposto. “Não me privo de comer nada, mas tenho consciência do que é bom ou não para nutrir o meu corpo. Se estou com vontade de saborear um doce, eu como, mas não vou acabar um pote inteiro. Controle serve para tudo na vida”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.