Personal trainer cria programa de exercícios contra obesidade infantil
Teo Barreira prioriza as atividades lúdicas e que possam ser feitas durante o isolamento
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia da Covid-19 mexeu com a vida de pessoas de todas as faixas etárias, inclusive das crianças. Se por um lado, as crianças são consideradas as menos vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, por outro, elas sentiram (e muito) o impacto do isolamento social.
O sedentarismo associado ao maior tempo diante das telas de TVs, videogames, tablets e celulares contribuiu para o ganho de peso nos pequenos, um fator de risco importante para o desenvolvimento da obesidade infantil, segundo uma recente pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), publicada na revista científica Jornal de Pediatria.
Foi pensando em reverter esta situação e prevenir novos casos que o personal trainer Teo Barreira criou um programa específico para atender os pequenos com foco em atividades que possam ser feitas durante o isolamento.
O treinador, especializado em emagrecimento, condicionamento físico e qualidade de vida, acredita no poder dos exercícios lúdicos para atrair as crianças e incentivá-las a se exercitar sem o peso da obrigação. Além disso, na visão do profissional de educação física, para ter um corpo saudável é necessário equilibrar três pilares: corpo, mente e espírito.
O programa
As aulas de Teo contam com atividades como circuitos, exercícios com cordas, pique-pega, morto vivo e outras atividades que colocam a criança para se movimentar brincando e que cumprem com o objetivo do gasto calórico diário indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na hora de montar o programa personalizado, Teo leva em consideração a rotina, os gostos e as particularidades de cada aluno para que eles se sintam mais motivados a ter um estilo de vida mais saudável.
“É preciso chamar atenção para a qualidade de vida e rotina alimentar balanceada dos pequenos. Dessa forma, podemos fazer com que cada criança aprenda a gostar de praticar exercícios, sem se sentirem pressionados ou obrigados”, afirma Barreira.
O personal também incentiva que os pais a participem das atividades e conversem com as crianças sobre a importância de manter uma vida ativa. “Além de fazer com que esses momentos juntos sejam agradáveis, os pequenos se sentem motivados a se exercitar, pois passa a ser um momento de diversão em família”, explica.
Obesidade infantil
A OMS estima que, em 2025, poderão existir 75 milhões de crianças obesas no planeta. A falta de gasto energético nas brincadeiras ao ar livre, na escola e na prática esportiva para evitar a infecção pelo novo coronavírus, junto à uma alimentação desregrada –
evidenciada no isolamento – contribuem para que as crianças ganhassem peso no último ano.
O distúrbio preocupa pais e autoridades, uma vez que aumenta o risco de problemas de saúde como diabetes, colesterol alto, gordura no fígado e doença cardíaca precoce, além de ser listada como uma comorbidade que agrava a infecção do novo coronavírus.
“A OMS diz que a prática diária de realização de atividades físicas na infância deve ser de ao menos 60 minutos diários, então incentivar as crianças desde cedo a se manterem ativas por meio de atividades físicas, é essencial para um crescimento saudável”, completa o personal.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.