metropoles.com

Personal fenômeno na web ensina a afinar a cintura e crescer o bumbum

Com mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram, Caio Signoretti listou exercícios ideais para turbinar os glúteos e afinar a cintura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@caionsignoretti/Instagram/Reprodução
Foto colorida de homem branco flexionando elástico nos braços - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de homem branco flexionando elástico nos braços - Metrópoles - Foto: @caionsignoretti/Instagram/Reprodução

Tem dias que a preguiça de pisar na academia quase fala mais alto a ponto de sabotar a sua ida, entretanto, em um lapso de segundo a vontade de seguir corretamente o projeto fitness se sobressai e lá vai você ao espaço treinar.

Entre tantas metas, a exemplo de tonificar os braços e tornear as pernas, há quem deseje principalmente afinar a cintura e turbinar os glúteos. Para te orientar nesta missão, a Coluna Claudia Meireles conversou com o personal trainer Caio Signoretti.

O instrutor atua on-line. Com mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram, Caio busca ajudar os alunos a tonificar, emagrecer e definir, conforme escreveu na bio da rede social.

Em 2011, ele conquistou a licenciatura em educação física no Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). No ano seguinte, terminou o bacharelado do curso. Tempos depois, o profissional fez especializações, sendo uma em musculação e personal trainer.

Foto colorida de homem branco se exercitando em um colchonete - Metrópoles
O personal trainer coleciona mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram

Foco na cintura

Na entrevista, Caio elencou os exercícios para quem almeja afinar a cintura. Antes de listar as atividades, ele explicou que ter a região larga é decorrente de um acúmulo de excesso de gordura. Nesse caso, o personal aconselha adotar um processo de emagrecimento como primeiro ponto a fim de alcançar o objetivo.

“Só com dieta a pessoa conseguiria reduzir? Sim”, respondeu o professor. Segundo o educador físico, a prática de exercícios não deve ser rejeitada por contribuir com a perda de tecido adiposo.

“Os exercícios entram como um potencializador”, reforça o profissional. Contudo, não é qualquer treino capaz de impulsionar o afinamento da cintura.

De acordo com o instrutor, deve-se recorrer à musculação. “Tem de trabalhar a força. São movimentos que envolvam grandes grupamentos musculares. Digamos que existe um mix de três tipos de atividades e junto à dieta para perder gordura fazem total diferença na cintura”, indica.

O professor de educação física aconselha optar pela musculação para afinar a cintura

Caio cita o agachamento livre ou com barra livre. “É uma excelente atividade por trabalhar várias musculaturas ao mesmo tempo, além de exigir da pessoa o bracing abdominal, ou seja, uma força para o movimento sair bem feito”, esclarece o personal trainer.

No rol dos movimentos recomendados constam ainda outras variações do agachamento, a exemplo do afundo e da categoria sumô.

O professor de educação física orienta incluir exercícios isolados a fim de potencializar a estética, principalmente da região do abdômen, e também fazer com que a linha de cintura fique mais demarcada.

Ele sugere praticar atividades básicas com o peso do corpo até a falha. Caio deixa como lembrete se atentar ao modo de realizar os movimentos. Quando executados errados, atingir a meta tende a ser prejudicada.

O profissional comanda um programa de treinos on-line

Em relação aos exercícios com o peso do corpo, estão o abdominal básico e o supra, flexão de tronco básica e que pode ser feita em um colchonete.

Caio propõe investir ainda na prancha, em especial quem não sabe contrair bem o abdômen. “Treine essa manobra de bracing. É interessante”, garante. Para finalizar a listagem focada no quesito afinar a cintura, o educador destaca a importância de treinar aeróbio. “Intensifica a queima calórica”, argumenta.

Cinco erros

Aumentar os glúteos e deixá-los durinhos com exercícios envolve toda uma matemática, pois caso os movimentos sejam feitos errados, outras regiões devem ser beneficiadas com as execuções e os músculos do bumbum ficam sem ser trabalhados.

“Algumas pessoas escolhem algumas atividades que não vão ser o caminho mais rápido e melhor, por exemplo, aula de localizada ou treino funcional, é bom para tirar um indivíduo do sedentarismo, mas nem de longe ideal para construir um glúteo”, enfatiza o instrutor.

“Quando faz o exercício da maneira errada em vez de ativar determinada musculatura, que deveria ser ativada, acaba acionando e compensando outras”, garante Caio Signoretti.

Caio listou os erros comuns na hora de malhar

O segundo equívoco mais comum cometido por quem almeja afinar a cintura e turbinar os glúteos está em treinar só com o peso do corpo, conforme salienta Caio.

Como terceiro tópico, o personal trainer menciona a falta de periodização. “O indivíduo não organiza o treino, faz por conta própria ou pega do Google, de informações aleatórias demais e mistura tudo”, condena. Ele adverte sobre ser errado pensar que quanto mais malhar, melhor. O corpo necessita de um descanso.

“Errado treinar o glúteo todos os dias e não dar o descanso necessário para a musculatura. É justamente no repouso que a região se desenvolve. Várias microrrupturas são geradas a partir de um estímulo, como se machucasse o músculo para depois crescer. Ou seja, para a área se recuperar e se fortalecer, precisa de um tempo de pausa, geralmente de 48 horas”, justifica. O profissional aconselha malhar o bumbum de duas a três vezes por semana.

Não menos importante, o quarto erro é fazer o exercício com a técnica incorreta. Instrutor físico com programa de atividades on-line, Caio Signoretti estipulou como ofício ensinar seus educandos a treinarem com a metodologia certa a fim de obter e otimizar os resultados. “No aplicativo, cada exercício tem uma explicação minha detalhada para o aluno aprender a fazer do jeito correto”, assegura.

Caio Signoretti com alunas

Foco no bumbum

De acordo com o professor de educação física, o melhor exercício para crescer o glúteo é o afundo e suas variações, por exemplo, a passada. Em segundo lugar, o bumbum tende a ficar turbinado com o agachamento tradicional.

“Dá para praticá-lo com barra livre ou na fixa, com a perna mais aberta, ou seja, o sumô. Pode fazer na máquina ou um leg press”, cataloga. Na terceira colocação, aparecem os levantamentos no modelo terra e stiff.

“São exercícios que trabalham bem essa parte posterior da perna e da coxa, e também do bumbum”, aponta Caio sobre os levantamentos. O profissional recomenda adicionar aos treinos movimentos mais isolados, como a elevação pélvica e a extensão de quadril, mais conhecida como quatro apoios. Ele finaliza o combo com a abdução de quadril. “Se fizer os seis exercícios, você trabalhará todas as porções e fibras do músculo do glúteo”, enumera.

Abaixo, confira o vídeo feito pelo personal trainer com exercícios para afinar a cintura e turbinar o bumbum:

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?