Pedro Gandra lança exposição inspirada em poema de Roberto Piva
Pedro Gandra lançou sua mais nova exposição, Beije o breu por mim, na Galeria 17 do espaço Index, no Setor Comercial Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa quinta-feira (12/9), o artista carioca e de coração brasiliense Pedro Gandra promoveu um coquetel de abertura para lançar sua mais nova exposição, Beije o breu por mim.
Aberta para visitação até o dia 25 de outubro, na Galeria 17 do espaço Index, no Setor Comercial Sul, a mostra teve o “debute” em evento que reuniu amantes da arte para prestigiar a mostra inspirada no poema Ganimedes 76, do poeta paulistano Roberto Piva.
O menino prodígio, que nem imaginava ser artista, agora pinta e cria com autoridade. Formado pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, Gandra usa como referências tudo aquilo que lhe prende à atenção e cria universos originais e, por vezes, poucos explorados. Para a nova mostra, ele desenvolveu 16 telas nas quais o real, o sonho e o sombrio se conectam e pulsam para fora dos quadros.
“Roberto Piva foi um dos primeiros poetas que eu li com uma intensidade e digo que ele sempre povoou a minha mente. Quando eu vi, eu estava dentro do poema, era sinestésico. A descrição tinha cheiro, cor e brilho”, comenta.
Da mesma forma que ele foi tocado pela obra escrita, o artista espera que o público também tenha uma experiência de sentido ao observarem suas obras. “Eu peguei emprestado esse trecho de um poema bem mais longo dele. Mas o empréstimo não é só no título, também quero oportunizar a sensação de um pulso cromático, quase cardiológico aos visitantes”, explica.
Pedro Gandra apresenta exposição Beije o Breu em Mim
Adentrando a galeria, o público poderá vislumbrar a diferença de temperaturas e cores que Pedro utilizou para imprimir sensações diferentes em cada série de pinturas. “É como uma carta aberta em que a imagem retratada acompanha as aparições míticas. A diferença de tons demonstra um cenário ora eletrizante, ora melancólico”, comenta.
Para conseguir causar o impacto esperado, o artista utilizou de diversos materiais, como óleo, tinta acrílica, têmpera, lápis, papel vegetal, além de alguns objetos em MDF.
Contudo, o artista reflete que, mesmo com outros elementos, a exposição Beije o breu por mim é “uma exposição essencialmente de pintura”.
Veja os highlights da exposição Beijo o breu por mim:
Confira o lançamento da exposição de Pedro Gandra, pelo olhar de Wey Alves:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.