Peças da socialite Lourdes Catão podem ser arrematadas em leilão on-line
A personalidade carioca morreu por complicações da Covid-19. Em seu apartamento, tinham 400 peças de decoração e obras de arte
atualizado
Compartilhar notícia
Em maio, a alta sociedade carioca despediu-se da socialite Lourdes Catão, 93 anos, vítima da Covid-19. Ícone de elegância e com um olhar apurado, a decoradora morava em um apartamento que mais parecia uma galeria de arte. Fixada no edifício Biarritz, no bairro do Flamengo, a residência reunia quase 400 itens, desde esculturas de bronze a porcelanas raras. Agora, o acervo da personalidade está prestes a ser leiloado pelo Soraia Cals Escritório de Arte.
De terça-feira (13/10) até quinta-feira (15/10), as centenas de peças estarão disponíveis para serem arrematadas no leilão exclusivamente on-line (clique aqui). Aos interessados em adquirir algo da Coleção Lourdes Catão, as obras ficarão expostas até esta segunda-feira (12/10). Ao todo, são 386 lotes. A gravura do espanhol Joan Miró é o item com maior lance inicial: R$ 5 mil.
Peças de decoração, como estátuas, esculturas, tapeçarias, mesas, cadeiras e luminárias integram o pomposo acervo. Algums itens trazem como adorno as iniciais da socialite, “L. C.” É o caso das caixas de porcelana personalizadas. Os utensílios usados por Lourdes Catão nas sofisticadas recepções em sua casa também farão parte do leilão, como aparelhos de jantar, faqueiros e taças.
Casada com o político Álvaro Catão, Lourdes era conhecida por frequentar as festas mais requisitadas do país. Uma anfitriã nata, a socialite foi uma das personalidades a fazer as honras do Brasil durante a visita da rainha Elizabeth e do duque de Edimburgo, o príncipe Philip, em 1968. Como forma de homenagear o legado da decoradora, o catálogo de 225 páginas traz um texto em láurea escrito por Márcio Alves Roiter, presidente do Instituto Art Déco Brasil. Confira um trecho da mensagem:
Sempre conheci Lourdes Catão! Ela nos deixou em meio deste apocalíptico 2020. Construiu uma biografia única, onde a beleza sempre imperou. O que veremos no leilão reflete este olhar apurado para o belo. Nos traz suas constantes idas aos leilões e antiquários durante os 30 anos que viveu nos EUA, e também as peças de família herdadas de seu avô, Otto Prazeres. Desde um serviço de jantar ao mais precioso objeto de arte. E muita cor! Ela adorava, desde o batom vermelho vivo que fazia de seu sorriso uma marca registrada, aos tons das paredes, estofados, quadros e tudo que a cercava
Márcio Alves Roiter
Mais informações e lances, somente com agendamento prévio. O contato pode ser realizado pelos telefones (21) 2540 0688 e (21) 2540 0106. Também dá para marcar um horário via WhatsApp pelo número (21) 9 9955-9914. A seguir, confira algumas peças pertencentes a Lourdes Catão:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.