Pat Justino e Daniela Falcão celebram a Nordestesse em almoço
A dupla reuniu convidados a fim de celebrar, mais uma vez, a riqueza do Nordeste e a filosofia do projeto capitaneado pela jornalista
atualizado
Compartilhar notícia
Beleza do litoral, cultura popular, ritmos, clima semiárido, culinária, praia dos sonhos, sertão, folclore. Se esses termos te levam a pensar no Nordeste, acertou. A tão amada região brasileira, reconhecida como um tesouro nacional, foi tema do segundo encontro do projeto Nordestesse, realizado por Pat Justino Vaz e Daniela Falcão. A dupla organizou um almoço para convidados na última terça-feira (26/4), no Lago Sul.
Conforme a coluna Claudia Meireles divulgou anteriormente, de início, Patrícia se viu encantada com a plataforma Nordestesse, uma curadoria especial de marcas de origem nordestina desenvolvida por Daniela Falcão. Em novembro de 2021, a empresária brasiliense abriu as portas de sua residência para apresentar a novidade ao público da capital. Desta vez, Pat ofereceu um almoço à imprensa e a parceiros a fim de celebrar, mais uma vez, a riqueza do Nordeste e a verdadeira filosofia do projeto.
Desenvolvido pela chef Patrícia Leal, o menu da tarde contemplou as delícias típicas da região, fazendo com que os convidados pudessem sentir um gostinho do destino. “Usei carne seca, comum nesse estado do país; a farinha de tapioca na sobremesa; a abóbora-leite, que é algo que eu gosto desde criança e é mais laranja, docinha e com menos consistência; e, principalmente, o caldinho de sururu, patrimônio histórico de Alagoas”, diz ela.
Alagoana de nascença, a chef não hesita em homenagear seu local de origem. “Toda vez que eu vou a Maceió, assim que eu chego na Massagueira, procuro pela primeira barraquinha de praia para comer sururu”, conta Patrícia Leal. “Para mim, essa é uma das culinárias mais ricas do país. E tem uma essência do sertão também, como o queijo e a manteiga, que são feitos com a parte mais gordurosa do leite; assim como a carne de porco, o bode, o carneiro”, acrescenta.
Idealizadora do projeto, Daniela Falcão reuniu outros elementos à gastronomia nordestina, como moda, design e estilo de vida. As peças foram expostas durante o evento, que segue até quinta-feira (28/4). Em conversa com a coluna, a jornalista enfatizou o propósito da Nordestesse de evidenciar produtos premium. “É muito mais difícil de encontrar parceiras na gastronomia, pois tudo é muito pulverizado e os produtores são pequenos”, afirma ela.
Entre as novidades apresentadas, destacaram-se os queijos premiados da Fazenda Carnaúba; a segunda melhor cerveja artesanal da América Latina, Vierbrauer; o café OKA, que ganhou um ligeiro aroma de rapadura; cachaças artesanais descansadas no barril de umburana — e que recebeu medalha de ouro no festival de Bruxelas e medalha de prata nos dois últimos festivais nacionais.
Participaram do encontro as marcas Casa Aika, Adriana Meira, Danielle Porcino, Dona Santa, Kassuá, Elipê Tapeçaria, Gonzalo, De Pedro, Sau, Ateliê Mão de Mãe, Olha a Trela, Tramei, Fun Fit, Bia Souza, Maroca Desenha e Patú.
Veja os cliques do almoço:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.