Passar sebo bovino na pele? Veja nova tendência polêmica de skincare
Influencers relatam ter tido melhorias na aparência da pele após passar sebo bovino no rosto; veja se funciona
atualizado
Compartilhar notícia
Uma tendência incomum de skincare ganhou força nas redes sociais. Em vídeos publicados no TikTok, usuários relatam utilizar sebo bovino para deixar a pele com aspecto saudável, sem acnes e hidratada.
Apesar de ser uma prática antiga, essa técnica não é bem vista por todos. Como não existem estudos sobre o “hack” natural de skincare, muitos questionam se o sebo bovino é seguro e eficaz para a barreira cutânea.
Os conteúdos sobre a inclusão de sebo bovino nos cuidados com a pele podem ser encontrados nas hashtags #beeftallow e #beeftallowskincare na rede social de vídeos. Nas postagens, pessoas afirmam que a gordura animal ajudou a hidratar a pele, a reduzir a inflamação e a diminuir a acne.
Em um dos vídeos, uma influencer que defende o uso de coisas não tóxicas afirma que percebeu que não faz sentido ter uma rotina de cuidados com a pele porque a pele produz os próprios óleos naturais. Ela revelou que, além de incluir a gordura animal na skincare, parou de ver de usar limpadores de pele.
Para remover as impurezas da cútis, ela disse escovar o rosto a seco, enxaguar com água morna e aplicar soro de sebo bovino para hidratar. Segundo ela, essa técnica, associada a hábitos de sono e uma dieta saudável, mudaram o aspecto da pele.
Um dos principais argumentos dos usuários do TikTok é que componentes como retinol, ácidos graxos e vitaminas proporcionam benefícios para a pele e são encontrados em abundância no sebo bovino.
Apesar das influencers defenderem ter bons resultados com a técnica, alguns dermatologistas afirmam que não existem estudos sobre o uso da gordura animal no corpo e que pode ser perigoso.
“Obter esses óleos de origem animal, como a carne bovina, não seria minha primeira escolha, dadas as preocupações com contaminação, cheiro e não serem seguros para consumidores veganos”, disse a dermatologista Caren Campbell ao site Everyday Health.
A dermatologista Jenny Liu também é contra o uso de gordura animal e outras receitas caseiras que prometem melhorar a pele. “Não sou fã de cuidados com a pele DIY, nem acho que usar ingredientes ‘naturais’ seja melhor”, ressaltou, ao mesmo site.
Como o sebo bovino pode conter impurezas e bactérias, a técnica de skincare pode aumentar o risco de reações adversas, infecções cutâneas, obstrução de poros e até problemas mais sérios por conta da falta de estudos, testes e comprovação científica da eficácia do ingrediente culinário na pele.
Mesmo a gordura animal tendo substâncias que podem melhorar a aparência da pele, suavizar o aspecto de ressecado da barreira cutânea, combater acnes e retardar o envelhecimento, é menos menos arriscado buscar produtos dermatologicamente testados, como ácido hialurônico, retinol e antioxidantes.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram