Paraíso da Indonésia: viaje para a paradisíaca Bali com Thiago Carlos
Sendo Bali um dos destinos mais emblemáticos do mundo, o brasiliense revelou dicas indispensáveis para quem planeja conhecer a exótica ilha
atualizado
Compartilhar notícia
Apaixonado por viagens e imersões culturais, Thiago Carlos possui uma lista extensa de carimbos no passaporte e pode ser considerado um “cidadão do mundo”. Após ter desembarcado em 15 nações, pode-se dizer que o brasiliense é um expert no assunto. Ao ver que o último destino visitado por ele recentemente foi Bali, na Indonésia, a Coluna Claudia Meireles resolveu procurá-lo para saber dicas das experiências vivenciadas na ilha paradisíaca.
Situada em um gigante arquipélago composto por 17,5 mil ilhas, Bali é uma extensão de terra completamente cercada pelo Oceano Índico. É conhecida pela vida selvagem exótica, rituais religiosos e estilo de vida saudável. Vale ressaltar que o recanto propõe a imersão em crenças do Hinduísmo e, por esse motivo, criaram uma ramificação da religião, chamada de Hinduísmo Balinês.
“Bali é um lugar completo para quem busca um refúgio paradisíaco nas férias”, conta o viajante, graduado em business com foco em marketing pela Hult International Business School. Nesta matéria, Thiago Carlos revela à coluna o motivo pelo qual o destino entrou no ranking de seus favoritos. Confira!
Imersão cultural
Para desfrutar ao máximo de tudo aquilo que a ilha tem a oferecer, Thiago viajou acompanhado de dois amigos: João Eduardo Costa e Carlos Taurisano. O trio se uniu a Marlon Teixeira, brasileiro que frequenta o local há 20 anos. Para participar de cerimônias hindus, eles foram conduzidos ao templo das Águas pela guia carioca radicada em Bali, Glauce Marangoni.
“Demos oferendas para cada um dos deuses: Brahma, Shiva, Ganesha, entre outros. Em seguida, tivemos a reza final com o nosso mestre. Ele nos ensinou muito sobre a religião e sua crença na ressurreição, algo que eu já acreditava. Também abordou a forte fé sobre o karma (ação e consequência) e dharma (ética) para o aceleramento da nossa evolução como seres humanos”, explica o brasiliense.
Segundo o viajante, a religião também é marcada pelas práticas de ioga, tantra e meditação. “Todas trazem o mesmo propósito, harmonizar o corpo e a mente”, relembra Thiago. Ele destaca que o hinduísmo é uma religião que propõe estimular o crescimento e o conhecimento pessoal. “Eu amo aprender sobre novas religiões para entender no que eu acredito”, confidencia.
O que fazer em Bali? Para conhecer o destino paradisíaco existem experiências que são indispensáveis. Veja a seguir:
1. Surfar
O lifestyle de Bali é totalmente voltado ao surfe. Tendo a filosofia easy going, a ilha dispõe de lugares com ondas propícias tanto para os iniciantes da atividade quanto a quem já está no estágio mais hardcore.
2. Visitar os templos
Thiago conta que existem vários templos religiosos que representam a cultura balinesa e merecem ser visitados. Ele cita o santuário de Uluwatu, onde os turistas podem participar de rituais, além de observar a arquitetura indonésia. O brasiliense deixa como alerta: “Tenha cuidado com os macacos”.
3. Conhecer as praias
Há diversas praias na região. As mais famosas são: Uluwatu, Tanah Lot, Nusa Dua, Padang Padang, Balangan, Bingin e Seminyak.
O brasiliense comenta que as praias são paradisíacas, com água cristalina. Ele sugere fazer um curso de mergulho enquanto estiver no destino, caso tiver vontade de ir para as profundezas. Na avaliação de Thiago, só de pular no mar já é possível se sentir reenergizado.
Quanto tempo deve durar a estadia?
Quando questionado a respeito de quantos dias se deve ficar para desbravar bem a ilha, o brasiliense recomenda, no mínimo, 14 dias. Thiago Carlos aconselha conhecer vários lugares, já que a viagem ao destino é bastante longa. Até desembarcar em Bali, ele demorou 26 horas.
“Quando você chega e vê aquele paraíso, só quer ficar o máximo de tempo que conseguir. A ilha te prende. Você certamente não vai querer ir embora”, alega Thiago.
Ver essa foto no Instagram
Conhecendo a região
“Existem vilas maravilhosas em Canggu, Ubud e Uluwatu. Eu ficaria um pouco em cada lugar, porque cada um te surpreende de uma forma diferente”, garante o brasileiro.
Para quem está à procura de agito, Thiago indica Canggu, maior cidade da região com boas opções de beach clubs e vida noturna. Ele propõe passar o fim de semana na região e visitar o hotel Morabito e o restaurante Luigi.
Quem busca relaxamento deve ficar em Ubud. A cidade tem uma atmosfera feita para praticar o ioga e entrar em contato com a natureza.
Pretende retornar ao país?
Thiago é enfático ao responder ao questionamento: “Com certeza”. O viajante revela à coluna que planeja passar mais dias em Ubud da próxima vez. Ele almeja explorar a região das florestas e cachoeiras, onde faria um longo passeio de barco pela famosa ilha Nusa Penida.