Panighiri: tradicional festa grega tem animada quebra de pratos
A Comunidade Grego-Ortodoxa de Brasília abre as portas para que os visitantes conheçam a cultura e gastronomia do país nessa sexta e sábado
atualizado
Compartilhar notícia
A Grécia desperta o fascínio de turistas de todo o mundo pela cor exuberante dos mares que banham o seu conjunto de ilhas e arquitetura milenar. A 4ª edição da Festa Paniguiri atraiu brasilienses curiosos pela cultura grega na noite dessa sexta-feira (24/8), na Comunidade Grego-Ortodoxa de Brasília, na Asa Norte, com música, dança e gastronomia típicas do país.
As canções interpretadas pelas bandas Somos e Kostaki animaram o público. O ponto alto da festa se deu no momento no qual dançarinos com trajes típicos se apresentaram no centro do espaço e convidaram o público a participar com a tradicional quebra de pratos. Feitos de gesso, os utensílios foram vendidas no local para que todos participassem com segurança. Crianças e adultos se divertiram juntos.
O presidente da Comunidade Grego-Ortodoxa de Brasília, Dionyzio Klavdianos, explica que a quebra de pratos é uma demonstração de alegria e catarse. “Não se tem certeza como essa tradição surgiu, mas sabe-se que ela foi muito disseminada pelo empresário Aristotle Onassis, em suas festas ricas e de esbanjamento”, disse.
Atualmente, cerca de mil pessoas integram a comunidade grega de Brasília que existe há 54 anos. Os primeiros vieram para a construção da capital.
O embaixador da Grécia em Brasília, Ioannis Pediotis, estava na festa e comentou a alegria em ver os dois povos festejando juntos. “Isso prova o quanto os brasileiros amam e Grécia e o quanto os gregos amam o Brasil. É um evento anual muito importante porque, por duas noites, os dois povos festejam juntos”, felicitou.
Ioannis Pediotis lembrou de uma passagem por Buenos Aires, na Argentina, quando viu a foto de uma praia grega no consulado de seu país e ouviu o comentário de que a cor vibrante do mar só poderia ser photoshop. “O que você vê nas fotos e filmes como Mamma Mia e Casamento Grego, é exatamente como a Grécia e os gregos são”, garantiu o embaixador.
A Paniguiri é uma festa secular, tradicional nas vilas gregas. Há quatro anos a comunidade grega de Brasília se reúne para celebrá-la. A segunda quinzena de agosto foi escolhida por ser uma época sem chuvas na capital. Klavdianos acredita que 2 mil pessoas devem passar pela festa durante os dois dias. A segunda noite será realizada neste sábado (25/8), das 19h às 2h, na Quadra 910 da Asa Norte. Os ingressos custam R$ 35 – crianças de até 10 anos não pagam.
Confira os cliques da festa: