Paloma Gastal conta detalhes de livro infantil sobre alimentação
Voltado às crianças, o livro Saber comer para poder vencer será lançado nesta terça-feira (5/12). A obra foi escrita por Paloma Gastal
atualizado
Compartilhar notícia
“Saber comer para poder vencer”. A frase de impacto é o título do livro de Paloma Gastal, jornalista, mestre em arquitetura, adepta fiel da alimentação saudável e mãe de quatro filhos — Eduardo, Gabriel, Henrique e Valentina. Voltada ao público infantil, a obra literária será lançada nesta terça-feira (5/12), na capital federal. Apaixonada pela costura e criatividade com palavras, a brasiliense se viu na missão de “contribuir para a coletividade” e a fórmula encontrada foi a publicação lúdica com rimas.
Horas antes de ver o livro conquistando e sendo lido pela garotada — além dos pais e responsáveis —, Paloma conversou com a Coluna Claudia Meireles. Em entrevista, a escritora garante que o novo projeto não ficará apenas em um “único capítulo”, ou melhor, edição. “Ano que vem, vou dar continuidade a esse tema com outras plataformas de comunicação”, revela.
Frutos em casa
“Apaixonada pela alimentação saudável”, a mestre em arquitetura não só passou o interesse, mas também mostrou a importância de comer bem, de maneira balanceada, aos quatro filhos, o que rendeu questionamentos por parte de outras mães, a exemplo: “Como conseguir ter esse equilíbrio em casa?”. Segundo a jornalista, um número significativo de mulheres costumava interrogá-la sobre as suas preferências alimentares e de Eduardo, Gabriel, Henrique e Valentina.
Diante do próprio entusiasmo pelo assunto e devido às dúvidas das mães, Paloma Gastal teve a ideia de escrever o livro. A autora recorda do processo de construção do projeto: “Como sou apaixonada pela alimentação saudável e o tema das Blue Zones, eu quis passar para as próximas gerações a importância de comer bem, sem neurose e de forma lúdica”. Ela complementa que a obra literária surgiu naturalmente.
“Quando surgiu o desejo de abraçar a causa da alimentação saudável, a primeira ideia foi criar um livro”, ressalta.
Outro motivo para o lançamento da obra literária tem relação com Paloma tirar nota máxima, isto é, 10 ao defender a dissertação de mestrado em arquitetura. Se a brasiliense guardava no interior a aspiração de escrever alguma publicação, recebeu um grande conselho do orientador, o doutor Sávio Tadeu Guimarães. O professor a pediu para produzir um livro após apresentar o trabalho de conclusão da especialização.
Construção do livro
Para redigir Saber comer para poder vencer, a jornalista leu todas as 158 páginas do Guia Alimentar da População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. De acordo com Paloma, a “regra de ouro” do manual é: “Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”. Antes de conferir a diretriz no documento, a escritora já praticava o lema em casa.
“Como mãe de quatro [filhos], sempre incentivei essa regra de ouro, mas sem neurose”, confessa.
No lar doce lar da família Gastal, a mestre em arquitetura trabalha com o “esquema de compensação”. “Aos finais de semana, vale um bolo, um docinho”, alega. Conforme enfatiza Paloma, a obra literária tem uma missão em cada parágrafo. Primeiro, incentivar a criançada a comer melhor e, segundo, ajudar os adultos a terem referências com opções mais saudáveis de alimentação para os pimpolhos.
Em busca de mergulhar a garotada no ambiente lúdico, a autora usou a linguagem de rimas e resgatou clássicos da música brasileira, fazendo adaptações para a alimentação. A “vivência de mãe” norteou Paloma na construção do conceito Saber comer para poder vender. Tanto na própria residência quanto em outros lugares a jornalista notou a “vontade” das crianças de saírem vitoriosas e de darem o melhor em competições.
“Peguei esse gancho para mostrar que a alimentação saudável pode ajudá-los nesse gol”, brinca Paloma Gastal com a comparação.
Paloma Gastal e a leitura
“Adorei participar de todo o processo e do resultado”, sustenta Paloma ao concluir a obra Saber comer para poder vencer. Como jornalista, ela ama ler e escrever. O laço da brasiliense com a literatura começou na infância. “Minha primeira lembrança são as obras de Monteiro Lobato”, rememora. Em seguida, ela recorda ter lido uma entrevista de José Mindlin, considerado o maior bibliófilo brasileiro.
“Apaixonada pela literatura” — como se declara —, Paloma pretende continuar a desenvolver novos projetos com a personagem Valentina sobre alimentação saudável. A figura infantil foi inspirada na filha de 9 anos da escritora. A brasiliense se define como “hiperativa”, não à toa soma funções. Ela é jornalista, mestre em arquitetura, autora e mãe de quatro filhos.
Paloma comanda uma empresa de arquitetura sustentável, fundada ao término do mestrado, em 2021. Com o negócio bem encaminhado, sobrou um tempinho na agenda da brasiliense para planejar e criar um projeto que contribuísse para a coletividade.
Mais do que ensinar as crianças a vencer, a mãezona busca formar seres humanos sadios em todos os aspectos: “O mais importante é que nossos filhos desenvolvam um bom caráter e que comam saudável, para terem energia e saúde para conquistarem seus sonhos.”
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.