metropoles.com

Paloma Gastal conta detalhes de livro infantil sobre alimentação

Voltado às crianças, o livro Saber comer para poder vencer será lançado nesta terça-feira (5/12). A obra foi escrita por Paloma Gastal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Paloma Gastal comemora aniversário em brunch no B Hotel. Brasília (DF), 12/02/2023. Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles
1 de 1 Paloma Gastal comemora aniversário em brunch no B Hotel. Brasília (DF), 12/02/2023. Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

“Saber comer para poder vencer”. A frase de impacto é o título do livro de Paloma Gastal, jornalista, mestre em arquitetura, adepta fiel da alimentação saudável e mãe de quatro filhos — Eduardo, Gabriel, Henrique e Valentina. Voltada ao público infantil, a obra literária será lançada nesta terça-feira (5/12), na capital federal. Apaixonada pela costura e criatividade com palavras, a brasiliense se viu na missão de “contribuir para a coletividade” e a fórmula encontrada foi a publicação lúdica com rimas.

Horas antes de ver o livro conquistando e sendo lido pela garotada — além dos pais e responsáveis —, Paloma conversou com a Coluna Claudia Meireles. Em entrevista, a escritora garante que o novo projeto não ficará apenas em um “único capítulo”, ou melhor, edição. “Ano que vem, vou dar continuidade a esse tema com outras plataformas de comunicação”, revela.

Foto colorida de mulher e homem rodeados por quatro crianças, sendo três meninos e uma menina. Eles estão com roupas de mergulho em uma ponte. Atrás tem um lago - Metrópoles
Paloma Gastal ao lado do marido, José Carlos Vasconcellos, e dos quatro filhos

Frutos em casa

“Apaixonada pela alimentação saudável”, a mestre em arquitetura não só passou o interesse, mas também mostrou a importância de comer bem, de maneira balanceada, aos quatro filhos, o que rendeu questionamentos por parte de outras mães, a exemplo: “Como conseguir ter esse equilíbrio em casa?”. Segundo a jornalista, um número significativo de mulheres costumava interrogá-la sobre as suas preferências alimentares e de Eduardo, Gabriel, Henrique e Valentina.

Diante do próprio entusiasmo pelo assunto e devido às dúvidas das mães, Paloma Gastal teve a ideia de escrever o livro. A autora recorda do processo de construção do projeto: “Como sou apaixonada pela alimentação saudável e o tema das Blue Zones, eu quis passar para as próximas gerações a importância de comer bem, sem neurose e de forma lúdica”. Ela complementa que a obra literária surgiu naturalmente.

“Quando surgiu o desejo de abraçar a causa da alimentação saudável, a primeira ideia foi criar um livro”, ressalta.

Desenho de capa de livro, com menina na capa. Ela está rodeada de alimentos - Metrópoles
Capa do livro Saber comer para poder vencer, de Paloma Gastal

Outro motivo para o lançamento da obra literária tem relação com Paloma tirar nota máxima, isto é, 10 ao defender a dissertação de mestrado em arquitetura. Se a brasiliense guardava no interior a aspiração de escrever alguma publicação, recebeu um grande conselho do orientador, o doutor Sávio Tadeu Guimarães. O professor a pediu para produzir um livro após apresentar o trabalho de conclusão da especialização.

Construção do livro

Para redigir Saber comer para poder vencer, a jornalista leu todas as 158 páginas do Guia Alimentar da População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. De acordo com Paloma, a “regra de ouro” do manual é: “Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”. Antes de conferir a diretriz no documento, a escritora já praticava o lema em casa.

“Como mãe de quatro [filhos], sempre incentivei essa regra de ouro, mas sem neurose”, confessa.

No lar doce lar da família Gastal, a mestre em arquitetura trabalha com o “esquema de compensação”. “Aos finais de semana, vale um bolo, um docinho”, alega. Conforme enfatiza Paloma, a obra literária tem uma missão em cada parágrafo. Primeiro, incentivar a criançada a comer melhor e, segundo, ajudar os adultos a terem referências com opções mais saudáveis de alimentação para os pimpolhos.

Rotina fitness de Paloma Gastal - Metrópoles
A mestre em arquitetura busca ter hábitos saudáveis

Em busca de mergulhar a garotada no ambiente lúdico, a autora usou a linguagem de rimas e resgatou clássicos da música brasileira, fazendo adaptações para a alimentação. A “vivência de mãe” norteou Paloma na construção do conceito Saber comer para poder vender. Tanto na própria residência quanto em outros lugares a jornalista notou a “vontade” das crianças de saírem vitoriosas e de darem o melhor em competições.

“Peguei esse gancho para mostrar que a alimentação saudável pode ajudá-los nesse gol”, brinca Paloma Gastal com a comparação.

Paloma Gastal e a leitura

“Adorei participar de todo o processo e do resultado”, sustenta Paloma ao concluir a obra Saber comer para poder vencer. Como jornalista, ela ama ler e escrever. O laço da brasiliense com a literatura começou na infância. “Minha primeira lembrança são as obras de Monteiro Lobato”, rememora. Em seguida, ela recorda ter lido uma entrevista de José Mindlin, considerado o maior bibliófilo brasileiro.

“Apaixonada pela literatura” — como se declara —, Paloma pretende continuar a desenvolver novos projetos com a personagem Valentina sobre alimentação saudável. A figura infantil foi inspirada na filha de 9 anos da escritora. A brasiliense se define como “hiperativa”, não à toa soma funções. Ela é jornalista, mestre em arquitetura, autora e mãe de quatro filhos.

Ana Luiza Favato realiza evento na loja Maria - Metrópoles
Paloma com a filha, Valentina Gastal

Paloma comanda uma empresa de arquitetura sustentável, fundada ao término do mestrado, em 2021. Com o negócio bem encaminhado, sobrou um tempinho na agenda da brasiliense para planejar e criar um projeto que contribuísse para a coletividade.

Mais do que ensinar as crianças a vencer, a mãezona busca formar seres humanos sadios em todos os aspectos: “O mais importante é que nossos filhos desenvolvam um bom caráter e que comam saudável, para terem energia e saúde para conquistarem seus sonhos.”

Almoço com Silvia Furmanovich - Metrópoles
Paloma Gastal escreveu o livro Saber comer para poder vencer

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?