1 de 1 Brasília (DF), 17/10/2024 – Metrópoles Talks com Ana Claudia Quintana Arantes. Fotos: Nina Quintana/Metrópoles @ninaquintana
- Foto: Nina Quintana/Metrópoles @ninaquintana
A renomada médica e geriatra Ana Claudia Quintana Arantes emocionou o público da 4ª edição do Metrópoles Talks com palestra que teve a finitude da vida como tema central. No evento, realizado no Ulysses Centro de Convenções, na última quinta-feira (17/10), a profissional da saúde trouxe diversas reflexões sobre a vida e a morte.
Durante a apresentação, a médica compartilhou histórias e falou sobre sua trajetória com pacientes em estado terminal, que a fizeram abrir a mente para o tema e também a incentivou a fazer algo para tornar a saúde no Brasil mais humanizada.
Apesar das obras de Ana Claudia Quintana Arantes serem um verdadeiro tesouro para profissionais da saúde e estudantes que se interessam pelos cuidados paliativos, a médica revelou a Claudia Meireles que não esperava conquistar um público tão amplo e diverso.
“Você precisa ter sentido na sua vida antes que ela acabe, de preferência, antes de ficar doente, para dar tempo de você usufruir as mudanças que você escolhe para sua vida. Então, é bonito ver quanto as pessoas estão mudando em relação a si mesmas e em relação à própria vida sem precisar ficar doente”, afirma.
Na palestra, a escritora ainda destacou a importância de aceitar a finitude da vida para que ela seja aproveitada com plenitude. “A coisa mais mórbida que podemos fazer para a nossa vida é esquecer que a gente está vivo”, disse ela para a plateia.
Enquanto convidava os espectadores a refletir sobre o luto e a importância da valorização da vida, Ana Claudia tentou desmistificar os estigmas que existem acerca da morte e incentivar as pessoas a se abrirem mais para o assunto, que ainda sofre muitos preconceitos.
Veja os highlights da palestra em vídeo da Zero 61 Produções: