Os melhores lugares para viajar, de acordo com o perfil do brasiliense
A partir das preferências dos viajantes brasilienses, a travel tech Hurb selecionou destinos imperdíveis para quem é de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Os brasilienses adoram viajar — e os dados comprovam isso. Sendo a segunda maior origem de voos no Brasil, a capital da República, em 2019, registrou o maior percentual de pessoas que embarcaram a lazer, sendo responsável por 56% das 250 mil viagens realizadas no país, entre maio e julho, segundo dados do IBGE, em parceria com o Ministério do Turismo.
Pensando nas particularidades, nos hábitos e comportamentos de quem mora no quadradinho, a travel tech Hurb buscou mapear e entender os interesses dos moradores locais em relação ao turismo. Descobriu-se que os destinos que mais atraem a população do Distrito Federal são ensolarados e com praia (39,2%), seguidos por regiões com muita natureza, com foco em ecoturismo e aventura (27,2%). O turismo cultural (23,9%) vem logo atrás, para fechar a lista.
A partir dessas preferências, a travel tech selecionou alguns destinos imperdíveis para quem é de Brasília e deseja sair da rotina ou programar as próximas férias:
Praia
Devido à ausência de praia na capital, muitos que moram por aqui preferem embarcar para um cenário diferente no litoral. Para um roteiro pé na areia, o Hurb selecionou recantos deslumbrantes, a começar por Fernando de Noronha, em Pernambuco.
Com belas praias, águas cristalinas e um turismo sustentável, a ilha foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em reconhecimento à sua importância ecológica e mundial. Prova disso foi a Praia do Sancho, a principal do arquipélago, ter sido eleita o melhor trecho litorâneo do mundo para 2023 pelo Travelers’ Choice Awards.
Santuário ecológico e rico em espécies da fauna e flora, Noronha conta com 16 pontos de mergulho com visibilidade da vida marinha.
Outros destinos no Nordeste brasileiro não ficam para trás no quesito beleza natural. É o caso de dois refúgios no Ceará: Fortaleza e Jericoacoara. São praias, lagos, falésias, parque aquático e muitos outros atrativos. O lugar é a escolha perfeita para quem gosta de natureza e um bom banho de mar.
Não deixe de visitar a Praia do Futuro e aproveitar para experimentar a gastronomia local. Passeios bate-volta podem ser ideais para aproveitar o melhor que a região tem a oferecer, como uma visita a Águas Belas, Morro Branco e Canoa Quebrada.
Já em Jeri, com seu clima rústico, mas descolado, que agrada a todos os públicos, vale curtir a Vila e fazer um passeio de buggy pelo lado leste da região, que reúne spots famosos como a Lagoa do Paraíso, Pedra Furada e o Buraco Azul. O destino ainda é um point de kitesurf.
Caso o objetivo da viagem seja relaxar e sair da rotina, nada melhor que um resort all-inclusive na Bahia, com refeições e bebidas inclusas, além de conforto e lazer ao mesmo tempo.
Leia: Conheça o Grand Palladium Imbassaí, resort baiano para toda a família
Natureza
Para quem busca tranquilidade, belas paisagens e ar fresco, o ecoturismo e o turismo de aventura são escolhas perfeitas para fugir do cenário urbano. Alguns recantos proporcionam conexão com a natureza, utilizando os espaços de forma sustentável. Apesar de não faltarem opções no entorno do DF, o Hurb traz sugestões para os que querem experimentar algo novo.
A Chapada Diamantina, na Bahia, possui grande diversidade ecológica e ambiental, abrangendo três biomas distintos — Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga —, o que permite diferentes experiências em uma mesma viagem. Em meio a exuberantes cenários, cercados por cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas com formações raras e trilhas para todos os gostos, o viajante que quer se aventurar ainda pode encontrar atividade como canoagem, mountain bike e escalada em rocha.
Outra opção é a Amazônia, conhecida mundialmente por sua beleza natural. A floresta Amazônica é um autêntico paraíso selvagem que oferece caminhadas, safári na selva, passeios de canoa em praias de água doce, banhos de cachoeira e mais. Não deixe de visitar as tribos locais e os mercados populares.
Foz do Iguaçu também entra na lista como um tesouro turístico bastante atraente para quem curte natureza. Além de abrigar as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo, o refúgio proporciona uma experiência inesquecível por encantar os viajantes pelas paisagens e diversas espécies de animais, além de trilhas, passeios de caiaque e cicloturismo. Uma atividade para toda a família, que não pode ficar de fora do roteiro, é o Macuco Safari, que conta com uma trilha a pé e uma volta eletrizante de barco, passando por debaixo de uma das quedas d’água.
Turismo cultural
Há quem adore viajar o mundo para conhecer novas culturas, experimentar diferentes gastronomias e apreciar arquiteturas únicas. Nada melhor, portanto, que começar com um trio de peso: Paris, Lisboa e Barcelona. Esse roteiro é perfeito para quem não tem medo de encarar desafios em três línguas, tradições e costumes diferentes, indo de uma baguete no café da manhã a um bom bacalhau no almoço, finalizando com um prato de frutos do mar no jantar, regado a sangria. Isso tudo sem contar com os museus, igrejas, monumentos e centros históricos.
Já aos que não querem ir tão longe, dá para visitar o Rio de Janeiro, no Brasil. A cidade é repleta de simbolismo, prédios antigos, museus e espaços que vivem da arte e vida noturna. Isso sem contar a sua beleza natural riquíssima, traduzida em belas praias, florestas e cachoeiras.
Leia: 37 lugares incríveis para conhecer na Cidade Maravilhosa
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.