Óleos de limpeza ou sabonetes faciais? Expert responde qual o melhor
Dermatologista destaca prós e contras de óleos de limpeza e sabonetes faciais para os diferentes tipos de pele; veja
atualizado
Compartilhar notícia
Todos sabem que a limpeza é uma etapa indispensável do skincare, principalmente para que a oleosidade natural da cútis não se acumule nos poros, o que pode gerar o surgimento de acne e espinhas. Apesar de ser crucial limpar bem a tez, quando há exagero e o uso de sabonetes inadequados, em vez de ajudar essa etapa pode retirar os óleos naturais da pele, resultando em um rosto seco, sensível e, muitas vezes, ainda mais oleoso.
Com uma grande variedade de produtos (à base de gel, óleo, água, argila, água micelar…) para remover as impurezas dos rosto, a tarefa de encontrar uma opção certeira para cada tipo de pele se torna cada vez mais desafiadora.
Apesar de existir uma vasta gama de produtos de higienização da cútis, os óleos de limpeza, também conhecidos como cleansing oil, e os sabonetes faciais à base de água são as opções mais comuns.
Para entender qual a melhor alternativa, a coluna Claudia Meireles procurou a dermatologista Nandara Paiva.
Óleos de limpeza ou sabonetes faciais para lavar o rosto?
Antes, é necessário entender alguns aspectos. “Vários fatores podem afetar a escolha de um limpador facial. Os ingredientes, a formulação, as necessidades específicas e o tipo de pele, tudo isso ajuda na hora de escolher o limpador”, diz Nandara.
Os sabonetes costumam ser mais indicados para pessoas com pele oleosa e propensa à acne, por removerem sujeira, fuligem e resíduos de produtos. De acordo com a especialista, o sabonete facial é mais eficaz para remover as impurezas de forma geral, mas podem ser mais agressivos e até deixar a pele de algumas pessoas irritada.
“Alguns sabonetes podem ter álcool, o que também deixa a higienização um pouco mais agressiva. Outro detalhe que pode interferir também nessa potência do sabonete, nessa capacidade de ressecar, é a fragrância e o corante”, afirma.
O limpador à base de óleo, por sua vez, é adequado para todos os tipos de pele. Ele ajuda a remover as sujeiras e o excesso de sebo da cútis sem ressecar. E o melhor: ainda é mais eficaz na remoção de maquiagem e protetor solar.
“Ele tem uma higienização mais completa e remove muito bem a maquiagem e o protetor solar sem tirar a proteção natural da pele, promovendo uma limpeza mais suave”, emenda a expert.
Além de pensar em uma opção que seja mais indicada para o tipo de pele, a dermatologista também alerta para a importância de escolher produtos com uma boa composição. “Para quem tem pele oleosa e acneica, deve-se procurar um óleo de limpeza que não seja comedogênico, ou seja, que são menos capazes de obstruir os poros. Fique atenta à composição”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram