metropoles.com

Óleo de prímula na pele? Veja benefícios desse ingrediente inusitado

Se você tem problemas com vermelhidão ou uma cútis seca, essa novidade poderá entrar para a sua lista de produtos favoritos!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels
Produtos de skincare
1 de 1 Produtos de skincare - Foto: Pexels

Você já ouviu falar do óleo de prímula? Se sim, certamente sabe que o ingrediente é uma grande aposta para reduzir os sintomas da TPM e da menopausa, como também possui poder anti-inflamatório e antioxidante. Mas já pensou na possibilidade de o item ser um excelente aliado para a pele? Então anote: se você tem problemas com vermelhidão ou uma cútis seca, essa novidade poderá entrar para a sua lista de produtos favoritos!

Quem nos convence disso são a dermatologista Sheila Farhang e a química especialista em beleza limpa Krupa Koestline. Elas disseram ao portal Byrdie que o óleo de prímula hidrata e suaviza a derme — e tem propriedades anti-inflamatórias que auxiliam em condições como eczema.

As descobertas a respeito desse óleo vegetal não são tão recentes. “Os nativos americanos usavam os sucos do caule e das folhas como remédios tópicos para aliviar inflamações cutâneas e cataplasmas da planta eram usados ​​para tratar contusões e pequenas feridas”, falou Krupa Koestline ao site.

Dedos segurando frasco com óleo vegetal
Segundo as especialistas, o óleo de prímula hidrata e suaviza a derme — e tem propriedades anti-inflamatórias que auxiliam em condições como eczema
Saiba como se beneficiar desse ingrediente fantástico:

De acordo com a química, as sementes da planta do óleo de prímula são ricas em ácidos graxos essenciais ômega-6, incluindo ácido linoleico e ácido gama-linolênico. E é essa fonte de ácidos graxos que é a grande responsável por seus efeitos benéficos na cútis.

“O ácido linoleico é anti-inflamatório, por isso este óleo pode ajudar em algumas condições dermatológicas, como o eczema”, afirmou a dermatologista Sheila Farhang. Da mesma forma, o componente pode ajudar a diminuir a vermelhidão.

No entanto, embora o óleo tenha sido usado por séculos para condições como dermatite atópica, “há poucas evidências para provar sua eficácia”, comunicou Koestline.

Outra característica da substância é que ela é profundamente hidratante. “É um óleo muito espesso que ajuda a melhorar a umidade da pele, reduzindo a perda de água transepidérmica”, ensinou Farhang. Para a química especialista em beleza limpa Krupa Koestline, é uma excelente solução para pessoas com a derme seca.

Rosto de jovem mulher
Outra característica da substância é que ela é profundamente hidratante

Vale destacar, ainda, que o produto pode ajudar a uniformizar o tom da pele. “Existem algumas alegações de que o óleo de prímula pode clarear o tom da pele e ajudar nas cicatrizes de acne, mas acho que existem ingredientes melhores para esses fins”, opinou a dermatologista Sheila Farhang.

Koestline confirmou a informação, acrescentando que existem alguns sinais indicando que a alta concentração de ácido linoleico pode ajudar a uniformizar o tom da pele, mas não há estudos claros suficientes para apoiar essa afirmação.

Eu posso aplicar o óleo de prímula em minha pele?

Sheila Farhang adverte que o ingrediente não é a opção ideal para quem tem a pele muito oleosa ou acneica. O item se enquadra na faixa intermediária de comedogenicidade (potencial de entupimento dos poros).

Outro grupo de pessoas que também não devem experimentar a substância é, conforme indica a dermatologista, o de gestantes. E mais: “Algumas formulações comerciais podem conter outros fitoestrogênios, então eu também sugiro que aqueles que têm um histórico de câncer sensível a hormônios, como câncer de mama, evitem o uso excessivo também”, contou Farhang.

Mulher deitada recebendo cuidados em seu rosto
Eu posso aplicar o óleo de prímula em minha pele?
Como incluir na minha rotina de skincare?

Se o óleo de prímula é o único ingrediente de sua rotina de cuidados com a pele, aplique-o na cútis levemente úmida. Caso você utilize-o juntamente com outros séruns ou hidratantes, faça o uso dele no passo final da rotina, pois ele selará toda a umidade dos produtos anteriores.

Por fim, vale tentar a dica da expert Krupa Koestline: aplicar o produto enquanto estiver no chuveiro, pois o vapor ajudará a penetrar na derme. E, em seguida, remover o excesso.

Sheila Farhang também contribui com um truque: aplicar a substância com o gua sha facial, visto que ele auxiliará a ferramenta a deslizar suavemente pela pele.

Indivíduos com pele seca, irritada ou inflamada podem usar diariamente!

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?