Oito benefícios da caminhada que podem te ajudar a viver mais
A coluna conversou com o personal trainer Rubens Dias para entender como a caminhada pode contribuir para uma vida mais longa e saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Simples, acessível e eficaz, a caminhada é um dos exercícios mais completos para quem busca qualidade de vida e longevidade. Prática que pode ser feita por pessoas de todas as idades e em qualquer lugar, seus benefícios vão além da estética, colaborando para prevenção de doenças fisiológicas e mentais.
A fim de dar ênfase à importância da atividade, a coluna conversou com o personal trainer Rubens Dias, que listou oito benefícios associados à caminhada. O especialista compartilhou dicas práticas para quem deseja implementar o hábito no dia a dia.
Caminhada é aliada da longevidade
De acordo com Rubens Dias, caminhar é mais do que um exercício, e sim um verdadeiro um hábito natural enraizado na essência humana.
“O nosso organismo foi feito para se movimentar, o que nos traz a necessidade de sermos ativos até hoje. Toda a nossa fisiologia é projetada para buscar e gastar energia, e nossa anatomia é perfeita para deslocar por grandes trajetos”, reflete.
O especialista destaca que a caminhada desempenha um papel essencial na prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardíacos. “Manter a constância ajuda a controlar glicose, colesterol e pressão arterial, prevenindo essas condições e favorecendo uma vida mais saudável”, explica.
Manutenção da saúde do coração
Mais que auxiliar na redução do desenvolvimentos de doenças, a caminhada também tem um papel fundamental no fortalecimento do sistema cardiovascular e na melhora da circulação sanguínea. Para quem busca alternativas, ele também recomenda atividades como natação, corrida ou ciclismo.
Controle do peso corporal
Como exercício aeróbico, a caminhada é fundamental para manter o peso saudável, reduzindo o risco de obesidade. “Alinhar a prática com uma alimentação balanceada, hidratação adequada, sono regular e momentos de lazer potencializa os resultados”, destaca Rubens.
Manutenção da massa muscular e densidade óssea
Quando se trata de envelhecer de forma saudável, Rubens garante que o exercício irá contribuir na manutenção e até no aumento da massa muscular das pernas e glúteos, essenciais para melhora do equilíbrio na idade avançada. “O fortalecimento dos músculos irá prevenir a perda óssea, reduzindo o risco de osteoporose e fraturas”, alerta.
Melhora da saúde mental
Para Rubens, a ideia de estar em movimento contribui bastante para a saúde mental, uma vez que garante a liberação de substâncias químicas no cérebro, como a endorfina, que promove o bem-estar e reduz sintomas de ansiedade e depressão.
“Mudar de ambiente para fazer uma caminhada, experimentar um parque diferente, uma quadra ou praça perto de árvores, desfrutando de companhias diferentes, é maravilhoso para o bem-estar mental, e ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.”
Aumento da expectativa de vida saudável
De acordo com o especialista, manter uma rotina regular de exercícios está intimamente ligada à uma maior expectativa de vida. “Estar em movimento favorece uma envelhecimento mais independente, sem a necessidade de cuidados médicos constantes. Embora alguns resultados não sejam visíveis de imediato, indicadores, como pressão arterial e glicose, demonstram melhora logo após a atividade”, esclarece Rubens.
Fortalecimento do sistema imunológico
Outro benefício importante de caminhar regularmente está em manter o sistema imunológico forte e eficaz. De acordo com o personal trainer, praticar exercícios regularmente fortalece o sistema imune com o passar dos anos, garantindo um menor risco de desenvolvimento de infecções.
Melhora da qualidade do sono
A prática regular também ajuda na qualidade do sono, sobretudo a quem precisa adormecer mais rápido e almeja um descanso mais profundo. “O sono é essencial para a recuperação muscular e o bem-estar geral”, completa Rubens.
Como começar?
Embora o exercício pareça simples, Rubens orienta sobre os cuidados necessário para quem deseja iniciar com as caminhadas diárias. Para ele, o primeiro passo é procurar um profissional de educação física para planejar o início da atividade, baseando-se no nível de condicionamento inicial para que seja possível evoluir com qualidade e segurança.
“Invista em calçados confortáveis e comece com duas sessões por semana, de 15 minutos cada. Após duas semanas, aumente para três vezes por semana e amplie o tempo gradualmente, em torno de 10% a cada etapa”, recomenda o personal trainer.
Outro ponto essencial é respeitar os sinais do corpo. “Não é o momento de bater recordes, mas de se autoconhecer. Fique atento a sinais como respiração ofegante, dores e fadiga extrema”, alerta.
Rubens também ensina a escolher horários em que o clima esteja mais ameno e a manter a hidratação durante e após a prática. “Se puder, caminhe com alguém. Isso torna a experiência mais leve e prazerosa”, encerra.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.