O que Harvard diz sobre a berberina, “Ozempic natural” para emagrecer?
A berberina repercutiu ao ser apelidada de “Ozempic natural”, virando uma grande aposta de várias pessoas no processo de emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
A berberina ganhou fama ao ser apelidada de “Ozempic natural”. O composto fitoterápico é obtido a partir das espécies de plantas Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis. Segundo os especialistas, o ingrediente ajuda no processo de emagrecimento quando aliado, é claro, a várias outras mudanças comportamentais e alimentares.
Conforme o Metrópoles divulgou anteriormente, quando usada na dosagem correta, a berberina ajuda a equilibrar a microbiota intestinal e diminui os níveis de triglicerídios e colesterol alto, o que faz com que o corpo passe por uma espécie de desintoxicação.
“A berberina ajuda a aumentar o tecido adiposo marrom, que é um tecido metabolicamente ativo. É como se ela ajudasse na queima de gordura ao transformar o acúmulo que era estável em uma gordura mais disponível para gerar calor”, disse a nutricionista Aline Xavier Maboni.
Pessoas que usam a berberina podem apresentar desconfortos abdominais variados pela ação da substância no intestino – daí mais um ponto em comum com o Ozempic. Os sintomas costumam ser diarreia e vômitos.
Já o Ozempic é um remédio injetável, que tem a semaglutida como princípio ativo, para tratar a diabetes. Ele atua no pâncreas controlando a produção de insulina e diminuindo a de glucagon – hormônios responsáveis pela regulação dos níveis de glicose no sangue – além de agir no cérebro como um inibidor de apetite.
O medicamento passou a ser usado de modo “off label” para facilitar o processo de emagrecimento. E foi aí que apareceu a comparação com a berberina, um suplemento à base de plantas, que tem sido usado em estratégias de emagrecimento.
Mas afinal, o que diz Harvard sobre o efeito da berberina? Ela é realmente eficaz para perder peso?
Para a editora-chefe do Harvard Women’s Health Watch e membro do Conselho Editorial da Harvard Health Publishing, Toni Golen, a berberina não pode ser comparada a medicamentos para perda de peso, como Ozempic e Wegovy.
“E esse é outro exemplo de por que devemos ser céticos quando as plataformas de mídia social oferecem supostos conselhos de saúde”, afirmou à publicação Hola!.
A menção da especialista no que diz respeito à propagação de assuntos como esses nas redes sociais faz jus à repercussão da berberina no TikTok, com muitos influenciadores compartilhando os efeitos “milagrosos” do ingrediente para emagrecer.
Segundo Golen, embora o suplemento tenha sido tradicionalmente usado para aliviar desconfortos gastrointestinais e tenha sido associado à redução dos níveis de açúcar no sangue, não há evidências científicas rigorosas para apoiar sua eficácia na perda de peso. Além disso, ela reiterou seus efeitos colaterais, como diarreia, prisão de ventre, gases e dores de estômago.
A ausência de dados conclusivos fornecidos pelos estudos científicos quanto à eficácia da substância para emagrecimento, mesmo que ela tenha propriedades benéficas para a saúde e seja utilizada há séculos na medicina tradicional, é motivo de alerta.
“Qualquer suplemento deve ser tomado com cautela e sempre sob supervisão médica. E lembre-se: se precisar perder peso, o melhor é consultar profissionais de saúde que possam nos ajudar”, advertiu.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.