metropoles.com

O que fazer ao lavar o cabelo para deixar os fios mais bonitos

De acordo com duas dermatologistas, há truques que podem ser feitos na hora de lavar os fios, deixando-os mais radiantes. Descubra as dicas!

atualizado

Compartilhar notícia

Inside Creative House/Getty Images
Foto colorida de mulher com cabelo de tamanho médico e castanho-escuro. Ela está pegando nos fios e usa uma toalha de banho
1 de 1 Foto colorida de mulher com cabelo de tamanho médico e castanho-escuro. Ela está pegando nos fios e usa uma toalha de banho - Foto: Inside Creative House/Getty Images

Quando criança, você aprendeu que lavar o cabelo requer primeiro aplicar o shampoo na cabeça e esfregar bem? Em algumas ocasiões — quando as madeixas estão bastante sujas —, repete-se a etapa para obter melhor resultado. Em seguida, é a vez de passar o condicionador nos fios e massageá-los a fim de selar as cutículas capilares. O produto ajuda a garantir o aspecto macio, sedoso e brilhoso após a lavagem.

Mas será que existe algo que possa ser feito durante a higienização do couro cabeludo e dos fios para que o cabelo fique ainda mais bonito? A resposta é sim, de acordo com as dermatologistas Karla Lessa, do Espírito Santo; e Karine Cade, de São Paulo. As duas médicas deram dicas, que devem ser executadas durante o processo de higienização, para deixar as madeixas mais radiantes.

Foto colorida de mulher lavando o cabelo durante o banho - Metrópoles
As médicas deram dicas que ajudarão a deixar o cabelo mais bonito após a lavagem

Tipo de cabelo

Primeiramente, as dermatologistas salientam quanto a usar produtos adequados para o tipo de cabelo, do oleoso ao seco, passando pelo misto e cacheado, conforme lista Karla. Ela ensina como escolher cosméticos ideais: “Prefira formulações livres de sulfatos, parabenos e silicones pesados, que podem danificar os fios a longo prazo.”

A quem almeja deixar o cabelo mais bonito com truques práticos, Karla instrui nunca lavá-lo com água quente. Ela sugere massagear o couro cabeludo com movimentos circulares suaves ao longo da higienização. Segundo a médica, esse método tende a “estimular a circulação sanguínea e promover um couro cabeludo mais saudável”, diz.

Foto colorida de mulher massageando o cabelo. Ela usa um roupão branco - Metrópoles
Algumas técnicas tendem a ajudar a saúde do cabelo

Antes de terminar de lavar as madeixas, a dermatologista orienta fazer um enxágue final com água fria a fim de selar as cutículas dos fios. Karla frisa sobre essa técnica contribuir para o aumento do brilho do cabelo.

Esfoliação e hidratação

A médica Karine Cade, por sua vez, recomenda fazer esfoliação do couro cabeludo uma vez por semana ou a cada 15 dias com um shampoo esfoliante. Quem é adepto da esfoliação caseira já está seguindo uma das preciosas dicas da dermatologista. Ela explica que essas técnicas ajudam a remover as células mortas da região.

Karine enfatiza que esfoliar o couro “estimula a circulação sanguínea e promove um crescimento saudável dos fios”. A dermatologista também receita realizar hidratações semanais ou a cada 15 dias. “Sempre com máscaras capilares hidratantes”, aconselha.

mulher morena lavando o cabelo
Esfoliar o couro cabeludo contribui para o crescimento saudável do cabelo

Em consonância com Karine, Karla indica “utilizar máscaras de tratamento ou condicionadores profundos semanalmente, se necessário, para hidratar e nutrir os fios”. Em relação ao uso de óleo de amêndoas ou argan, as fórmulas oferecem benéficos ao cabelo e, sim, podem ser usadas sem receios.

“O uso de óleos, como óleo de amêndoas ou argan, pode contribuir para cabelos mais hidratados. Você pode aplicá-los antes do banho e deixar agir por 15 minutos ou durante a noite”, atesta Karine.

Foto colorida de mulher branca passando óleo capilar no cabelo diante do espelho - Metrópoles
O óleo de argan ou amêndoas hidratam as madeixas

Receita

Já a dermatologista Karla Lessa ensina o passo a passo de uma receita para “deixar os cabelos brilhosos”. A mistura de água com vinagre de maçã deve ser aplicada nos fios uma vez por semana. “Deixe agir e, depois, enxágue. O cabelo fica macio e o brilho mais intenso e bonito”, assegura a médica.

As duas dermatologistas recomendam a respeito das madeixas secarem “naturalmente” ao ar livre, pois o calor excessivo do secador e da chapinha causa danos aos fios, como ressecamento. Caso tenha de recorrer aos equipamentos, Karine propõe usar protetor térmico.

Após lavar o cabelo Karla sugere não esfregar os fios com a toalha a fim de secá-los: “Prefira pressionar suavemente para remover o excesso de água”. Karine Cade complementa quanto a usar “toalhas macias”, com o objetivo de evitar o frizz.

Foto colorida de mulher secando o cabelo - Metrópoles
As dermatologistas recomendam não usar ferramentas de calor no cabelo, como secador e chapinha

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?