O que é Kava? Conheça o chá alucinógeno que rei Charles bebeu em Samoa
Na última sexta-feira (25/10), em visita à Samoa, o rei Charles experimentou um chá com propriedades alucinógenas, a Kava
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à turnê de 11 dias pela Austrália e regiões da Oceania, o rei Charles III vivenciou uma experiência bem diferente do que, normalmente, está acostumado. De acordo com o site The Sun, na última sexta-feira (25/10), durante sua primeira visita à ex-colônia britânica, Samoa, localizada na Polinésia, o monarca experimentou um chá alucinógeno feito a partir da raiz Kava Piper Methysticum, conhecido por suas propriedades psicoativas.
Na primeira grande viagem do rei depois da descoberta do câncer, o monarca se aventurou e experimentou um gole do chá de Kava, feito por meio da trituração da raiz em um pó fino, que depois é misturado com água. A infusão foi entregue durante uma cerimônia de casamento em Falelataim, uma das nove ilhas do arquipélago de Samoa.
Ao lado da rainha Camilla e do chefe de estado do arquipélago, Tuimaleali’ifano Va’aleto’a Sualauvi II, o rei Charles foi, ainda, consagrado com o título de “alto chefe”.
“Esperamos que o Rei leve uma pequena parte de Samoa com ele. Uma vez que ele tenha o título de Tui-Taumeasina, nós também nos tornamos parte dele, e ele estará conectado ao nosso povo e às nossas terras para sempre”, disse Sualauvi II ao site The Times.
Visita do Rei Charles III à Samoa
Durante séculos, a Kava desempenha um papel importante nos rituais e celebrações dos habitantes das ilhas do Pacífico. Inclusive, o The Sun relembrou que até a falecida rainha Elizabeth II participou da tradição samoana, durante uma turnê do Jubileu de Prata pelo Pacífico Sul em 1977.
Na vez do primogênito da rainha, a responsável por preparar a bebida foi a filha mais nova do chefe de Samoa, Maria Leinafo Tuimalealiifano. Como sinal de respeito, homens em trajes tradicionais deram início aos procedimentos, dando as boas-vindas às majestades.
“A cerimônia real e tradicional ‘Ava, o mais alto protocolo de respeito na cultura samoana, em homenagem à visita de Estado de Vossas Majestades a Samoa. Um símbolo de amizade, passagem, jornada seguras e o espírito coletivo de comunidade como uma família”, disse um dos assistentes da cerimônia em aspas obtidas pelo The Sun.
Ao aceitar a bebida, a majestade seguiu os protocolos do ritual e jogou uma pequena moeda no chão, dizendo “Deus abençoe esta ‘ava”. Antes de tomar o gole do chá, ele ainda proferiu a frase “la mania”, que significa seja próspero.
Saiba o que é o chá de Kava
Embora o rei tenha tomado apenas um gole, beber ava ou kava em grandes quantidades pode ser prejudicial. De acordo com o site The Guardian, em 2022, o ex-vice-primeiro-ministro da Austrália, Michael McCormack, “ficou vesgo” e teve que ser levado ao hospital após beber uma tigela inteira de kava.
Efeitos colaterais
Para esclarecer alguns dos efeitos colaterais da bebida, o The Guardian ouviu o professor da Pacific Health na Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, Apo Aporosa. O especialista revelou como a bebida age no corpo de quem tem coragem de beber a infusão.
Segundo ele, a Kava é um depressor, com efeitos de curto prazo que incluem sensação de mais calma, relaxamento e sonolência. “Alguns descreveram a kava como uma sensação de estar dopado. No entanto, sua mente está limpa, não há embriaguez”, diz Aporosa.
Para a pesquisadora Julia But, que também foi ouvida pelo portal e usou a kava como tema de estudo, a bebida é segura quando consumida em doses moderadas. “Você não vai ficar altamente excitado, alucinado ou algo assim”, contou ao site internacional.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.