O que acontece com seu corpo se beber uma taça de vinho toda noite
A mestre em dietética pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, destacou que consumir vinho à noite oferece benefícios à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a nutricionista Jessica Ball, todos os alimentos têm espaço garantido em um padrão alimentar saudável, inclusive uma taça de vinho. Em um artigo do portal de saúde e nutrição EatingWell, a mestre em dietética pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, destacou que consumir a bebida oferece benefícios à saúde, mas “desde que seja feito com moderação”.
Tomando como base pesquisas científicas, a nutricionista ressaltou o que tende a acontecer com o corpo após a ingestão de uma taça de vinho no período noturno. Segundo a especialista, tomar a bebida produzida a partir da fermentação da uva ajuda a relaxar ao fim de um longo dia, ou seja, contribui para a redução do estresse.
“Um composto do vinho tinto, chamado resveratrol, é responsável por muitos dos benefícios anti-inflamatórios dessa bebida”, enfatizou Jessica.
Publicada em 2019, uma pesquisa da revista Neuropharmacology descobriu que o resveratrol pode ter efeitos antiestresse ao bloquear enzimas no cérebro que levam a comportamentos semelhantes aos da depressão e da ansiedade.
Um dos efeitos de se sentir menos estressado é a melhoria do humor, conforme mencionou a mestre em nutrição. Ela ponderou que um estudo de 2018 analisou como a ingestão de vinho favorece à saúde mental. “O consumo moderado pode reduzir a depressão, proteger o cérebro e diminuir o risco de declínio cognitivo — todos os quais promovem a longevidade”, evidenciou.
Tomar uma taça de vinho também fornece vantagens para a saúde do coração devido aos compostos antioxidantes da bebida ajudarem a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo. “Pode diminuir o risco de aterosclerose, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral (AVC)”, numerou Jessica Ball.
A nutricionista frisou que a bebida produzida a partir da fermentação da uva também contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol e da pressão arterial. Contudo, a expert aproveitou para fazer um importante adendo: “Muitos desses estudos também descobriram que ingerir mais do que o limite recomendado levava à piora da saúde cardiovascular”, ponderou.
Ou seja: se você toma vinho — ou qualquer bebida alcoólica — mantenha sua ingestão leve a moderada. Como é fonte de antioxidantes presentes na casca da uva, a bebida colabora com a saúde intestinal, o que, consequentemente, gera efeitos positivos para a função imunológica.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.