O que acontece com o seu corpo quando você consome muito sal
O sal é adicionado à comida por motivos como melhorar o sabor dos alimentos, atuar como conservante e reduzir o risco de contaminação
atualizado
Compartilhar notícia
Ir ao supermercado e se deparar com embalagens de alimentos que trazem a etiqueta “alto em sódio” não é uma cena rara. O rótulo serve de alerta sobre o nutriente que corresponde a 40% da composição do sal de cozinha. Embora essencial ao corpo, o mineral cristalino, quando consumido em quantidades significativas, pode afetar a saúde e desencadear complicações.
“Seu corpo precisa de sódio para realizar funções musculares e nervosas normais, e também ajudar a manter os fluidos corporais em equilíbrio”, destacou a nutricionista Roxana Ehsani ao portal Shape.
De acordo com a expert em nutrição Lauren Manaker, o sal é adicionado à comida por vários motivos, como melhorar o sabor dos alimentos, atuar como conservante e reduzir o risco de contaminação bacteriana.
Pelas Diretrizes Dietéticas para Americanos de 2020 a 2025, os adultos não devem consumir mais do que 2,3 miligramas de sódio por dia, o equivalente a 1 colher de chá de sal diariamente. Já a American Heart Association (AHA) considera 1,5 miligrama como limite diário ideal, principalmente para pacientes diagnosticados com pressão alta e diabetes.
Alguma vez você já imaginou o que acontece com o seu corpo por ter ingerido muito sal? Independentemente da resposta, as duas nutricionistas detalharam que ao “ultrapassar a quantidade de sódio que o sistema necessita regularmente, o efeito cascata pode ser amplo”.
Confira alguns impactos no corpo.
1. Inchaço e retenção de água
Segundo as nutricionistas, o inchaço pode ocorrer após a ingestão de uma refeição com alto teor de sódio, condição que propicia o corpo a reter mais água. Em curto prazo, a condição ocasiona o estufamento do abdômen e de todo o organismo.
Em questão de horas ou em um dia, o corpo volta ao normal. Caso fique preocupado, opte por adicionar alimentos capazes de reduzir o inchaço às refeições. A lista inclui limão, aipo e aspargos. Outra sugestão das especialistas é aumentar o consumo de água com o objetivo de ajudar a eliminar o sal do organismo.
2. Pressão alta
Ao portal Shape, a nutricionista Lauren Manaker explicou que comer alimentos ricos em sal tende a gerar uma retenção crônica de água e, consequentemente, aumento do volume sanguíneo. “Quando consumimos muito sal, o corpo retém água para diluir o excesso de sódio”, esclareceu.
Manaker destacou que a retenção de água eleva o volume sanguíneo. Assim, o coração fica com mais sangue para bombear por todo o corpo e, por sua vez, aumenta a pressão arterial. A nutricionista acrescentou: “Com o tempo, isso pode sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos, levando a doenças cardíacas ou derrames.”
3. Dores de cabeça
Publicado pela revista acadêmica BMJ Open, um estudo descobriu que, independentemente do plano alimentar seguido, consumir níveis mais baixos de sódio leva a um risco reduzido de dores de cabeça. Já quem come alimentos ricos com o mineral tende a apresentar mais quadros de cefaleia, conforme pesquisas.
4. Doença renal
Os rins atuam como sistema de filtragem natural do corpo, além de desempenharem o papel vital de regular o nível de sódio no corpo, ajustando a quantidade excretada na urina.
“Níveis elevados de sódio podem tornar esse equilíbrio mais difícil. Com o tempo, isso pode levar à diminuição da função renal e, em casos graves, à doença renal”, declarou a nutricionista.
Manaker ressaltou que a alta quantidade de sódio no organismo faz com os rins venham a excretar cálcio. Quando acumulado no órgão ao longo do tempo, o mineral forma massas, mais conhecidas como pedras.
5. Perda óssea
Como já dito anteriormente, ingerir alta quantidade de sal tem como resposta a secreção de cálcio pelos rins. De acordo com as nutricionistas, “essa eliminação adicional pode causar uma série de problemas”, o que inclui até a diminuição de massa óssea. Com a redução, o corpo fica suscetível a fraturas e doenças musculoesqueléticas.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.