metropoles.com

O que acontece com o seu corpo quando você come arroz todos os dias

O arroz é um alimento bastante consumido pelos brasileiros. Nutricionistas explicaram sobre o consumo diário do cereal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aja Koska/Getty Images
Foto colorida de mulher loira segurando uma colher com arroz branco. Ela está perto de um bowl azul com arroz dentro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher loira segurando uma colher com arroz branco. Ela está perto de um bowl azul com arroz dentro - Metrópoles - Foto: Aja Koska/Getty Images

Considerado um dos cereais mais consumidos no mundo, o arroz tem espaço garantido na mesa dos brasileiros, fazendo o clássico “par” com o feijão. Há quem opte por abolir o alimento do prato por acreditar dispor de uma dieta mais saudável, entretanto, a nutricionista Laura Ligos destacou ser necessário parar de “demonizar” o grão.

“O arroz pode ser um carboidrato acessível e conveniente. Deveríamos parar de demonizá-lo e, em vez disso, ajudar as pessoas a entenderem a melhor forma de consumi-lo”, sustentou a nutricionista em entrevista ao portal de saúde e bem-estar EatingWell. Ela acrescentou que o cereal pode, absolutamente, integrar uma dieta saudável.

Foto colorida de mãos segurando grãos de arroz - Metrópoles
Para a nutricionista, o arroz não deve ser “demonizado”

Enquanto mastiga uma colherada de arroz, já pensou o que acontece com o seu corpo quando come o alimento todos os dias? Independentemente da resposta, a nutricionista Roxana Ehsani respondeu ao questionamento. Ela é mestre em nutrição clínica e dietética pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

De acordo com Ehsani, quem ingere o alimento todos os dias dispõe de um aumento de energia. “Grão saudável e rico em nutrientes, o arroz é uma excelente fonte de carboidratos, um dos três macronutrientes que precisamos consumir diariamente”, explicou.

Foto colorida de bowl com diversos tipos de arroz
Há uma variedade de arroz

Laura Ligos acrescentou a respeito do cereal ser indicado aos indivíduos que necessitam se fortalecer rapidamente, a exemplo de atletas, gestantes, lactantes e profissionais com trabalhos intensivos. Comer arroz diariamente tende a proporcionar uma digestão mais suave e, por isso, o consumo é recomendado a quem sofre com náuseas, vômitos e problemas estomacais.

“Se você já teve dor de estômago ou problema estomacal, um alimento que é fácil tolerar e digerir é o arroz puro. Também há pouca gordura, sendo ideal para facilitar a digestão”, esclareceu Ehsani. A nutricionista Lauren Harris-Pincus listou sobre o cereal fornecer “mais de 15 vitaminas e minerais essenciais, incluindo ácido fólico, vitaminas B, potássio, magnésio, selênio, fibra, ferro e zinco”.

Foto colorida de quatro tipos de arroz - Metrópoles
O cereal fornece energia para o corpo

Devido à maior proporção de carboidratos, uma porção do cereal tende a aumentar os níveis de açúcar no sangue. “Se você não é ativo ou não come proteínas e gorduras suficientes para acompanhar o arroz, isso pode afetar negativamente o índice glicêmico”, argumentou Ligos.

“Também pode ser útil comer arroz no horário mais ativo do dia, especialmente se estiver lutando com algum equilíbrio de açúcar no sangue”, sugeriu a nutricionista Laura Ligos.

Ingerir o alimento diariamente pode elevar o nível de arsênico, um composto químico presente naturalmente no solo e água em algumas partes do mundo.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição ao arsênico está associada ao aumento do risco de câncer ao longo do tempo. As nutricionistas orientaram lavar o arroz antes de cozinhá-lo e de consumi-lo a fim de reduzir o composto químico no grão. O alimento produzido no Brasil está dentro da normalidade e é livre da substância.

Foto colorida de um prato de arroz
O alimento ajuda a aumentar o nível de açúcar no sangue

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?