O que acontece com a sua pele quando você dorme de maquiagem
As médicas Lucyanna Baracat e Karla Lessa listaram os perigos para a pele quando uma pessoa resolve dormir de maquiagem
atualizado
Compartilhar notícia
O resultado do combo tomar bastante água; passar protetor solar diariamente; não fumar; e ter uma alimentação saudável é desfilar com uma pele radiante. Entretanto, um hábito danoso pode vir a pôr em xeque todo esse esquema: dormir de maquiagem.
Para entender melhor o que acontece com a sua pele quando você dorme de maquiagem, a coluna Claudia Meireles requisitou a expertise de duas médicas, sendo elas Lucyanna Baracat, de Brasília; e Karla Lessa, do Espírito Santo.
De acordo com a médica da capital federal, dormir de maquiagem pode causar “diversos danos” para a cútis. “Quase toda pessoa sabe que isso faz mal à pele. Mesmo assim, muitas delas têm o costume de ir deitar, com o rosto repleto de produtos, sem fazer a devida higienização e limpeza”, frisou.
“Não importa se a maquiagem é pesada, nem a quantidade de produtos utilizados para compor a produção, um dos mandamentos mais importantes é nunca dormir maquiada. Evitar essa prática contribuirá para a beleza da pele, também garantirá a saúde e jovialidade por mais tempo”, ressaltou a profissional.
Segundo a médica Karla Lessa, a maquiagem obstrui os poros e “impede que a pele respire adequadamente durante a noite”. “A negligência na remoção correta dos produtos pode levar a várias condições dermatológicas a longo prazo”, salientou.
Entre os problemas que podem surgir por não retirar a maquiagem, estão o aumento da oleosidade, aparecimento de acne e doenças de dermatite de contato. Quanto à última condição, Karla explica ser “uma reação inflamatória que causa vermelhidão, coceira e descamação local”.
“Acne persistente, poros obstruídos, irritações, dermatite de contato, manchas ou pigmentação irregular devido a uma inflamação constante e irritação, além do envelhecimento precoce da pele”, lista a médica do Espírito Santo.
Por sua vez, Lucyanna Baracat acrescenta que dormir de maquiagem pode causar alergias. “O aumento do tempo de contato com os cosméticos pode ocasionar inflamação crônica na pele, principalmente nas pessoas que têm a região sensível e que se irrita com facilidade”, elucida.
Outra condição mencionada pela médica de Brasília é a desnutrição: “Durante o sono, a pele absorve tudo o que precisa do organismo. Se estiver suja e com maquiagem, os nutrientes não serão aproveitados de forma correta, deixando-a ressecada”.
Lucyanna pontua a respeito do envelhecimento precoce da pele decorrente do hábito de dormir de maquiagem. Ela salienta que os produtos fazem com que a cútis perca “viscosidade e forme rugas”. A médica exclama: “A pele suja envelhece mais rápido, justamente por não conseguir absorver os nutrientes necessários para ficar bonita”.
Em concordância, Karla Lessa alerta sobre remover a maquiagem corretamente como uma forma essencial de “manter a saúde e a beleza” da cútis. “Com a escolha adequada dos produtos e a adoção de uma rotina de limpeza eficaz, é possível prevenir uma série de problemas dermatológicos e manter a pele sempre radiante e saudável”, conclui.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.