metropoles.com

Nutróloga lista 3 hábitos que ajudam a reduzir a gordura da barriga

Com especialização em nutrologia, a médica Danièla Mâtera elenca hábitos que favorecem a diminuição da gordura na região da barriga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
1 de 1 Getty Images - Foto: null

Quem está em processo de emagrecimento almeja perder medidas na cintura, por vezes de imediato, já que o excesso de gordura na barriga está entre os maiores incômodos. Adotar determinados hábitos contribui para a diminuição da circunferência abdominal. A fim de descobri-los, a coluna Claudia Meireles conversou com a médica Danièla Mâtera, do Rio de Janeiro.

Com especialização em nutrologia, Danièla lista três hábitos que ajudam a reduzir a gordura na barriga. Caso tenha pensado que as práticas são aderir a uma alimentação balanceada e fazer atividade física com constância, vale destacar que essas duas ações são válidas e devem ser combinadas com as recomendações da médica do Instituto Nutrindo Ideais.

mulher medindo a gordura da barriga com fita métrica
A nutróloga elenca três hábitos que ajudam a perder a gordura da barriga

1. Não exagerar nas bebidas alcoólicas

De acordo com a nutróloga, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é uma questão de saúde pública com implicações diretas não somente no fígado, mas também na “distribuição de gordura corporal, em particular na região abdominal”. “Quando consumido em excesso, o álcool é metabolizado de maneira diferente em comparação com outros macronutrientes”, frisa.

“O etanol, presente nas bebidas alcoólicas, é priorizado pelo corpo para ser metabolizado, o que inibe a oxidação das gorduras e carboidratos. Como resultado, o excesso de calorias da substância tende a ser armazenado como gordura, principalmente na região visceral, que envolve órgãos vitais como o fígado, pâncreas e intestinos”, detalha Danièla.

Foto colorida de uma bebida alcoólica; barman - Metrópoles
Conforme afirma a nutróloga, o excesso de calorias do álcool tende a ser armazenado como gordura, principalmente na região visceral

A médica elucida que o acúmulo de gordura visceral é “preocupante” por estar associado a um risco elevado de doenças metabólicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardiovasculares. “A gordura abdominal tem um impacto negativo na saúde de forma mais ampla, contribuindo para a inflamação sistêmica e ao aumento do risco de desenvolver condições crônicas”, pontua.

2. Comer fontes de probióticos

A nutróloga ressalta que os probióticos — micro-organismos benéficos que vivem no intestino — ganharam destaque pela capacidade de melhorar a saúde digestiva e imunológica. A especialista enfatiza sobre esses organismos atuarem na modulação do peso corporal e na redução da gordura abdominal.

Foto colorida de tigela com iogurte dentro. Ao lado, há pedaços folhas de plantas - Metrópoles
O iogurte auxilia positivamente o funcionamento do intestino

“A ciência vem demonstrando que determinados tipos de probióticos, como o Lactobacillus fermentum e o Lactobacillus amylovorus, podem influenciar positivamente a composição corporal ao alterarem a flora intestinal”, garante a médica. Esses micro-organismos mudam positivamente a composição da microbiota intestinal por promover o crescimento de bactérias, que favorecem a digestão e a absorção de nutrientes.

Um dos pontos salientados pela nutróloga envolve os micro-organismos possibilitarem a redução da inflamação sistêmica, condição frequentemente associada ao acúmulo de gordura visceral. Segundo Danièla, os probióticos tendem a influenciar a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) no intestino. Esses ativos têm um efeito positivo na regulação do metabolismo energético.

Foto colorida de mulher medindo a cintura - Metrópoles
Os probióticos atuam no estímulo do metabolismo

“Esses ácidos graxos podem melhorar a sensibilidade à insulina, um fator crucial na prevenção do acúmulo de gordura abdominal, que está intimamente ligado à resistência à insulina e ao desenvolvimento de diabetes tipo 2”, menciona a especialista.

Ela cita que os micro-organismos têm a capacidade de influenciar “a expressão dos genes relacionados ao armazenamento de gordura”.

Em vez de o corpo armazenar a gordura, a ingestão de probióticos auxilia na criação de um ambiente metabólico propício para a oxidação lipídica. “Combinado com uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física, a inclusão de probióticos na alimentação pode ser uma estratégia eficaz para a redução da gordura abdominal, favorecendo não apenas a estética, mas, mais importante, a saúde metabólica”, atesta a expert em nutrologia.

Embalagem de vidro com bebida branca dentro
Uma opção de probiótico é o kefir

3. Comer mais fibras solúveis

Presentes em alimentos como legumes, frutas, leguminosas e cereais integrais, as fibras solúveis desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no controle do peso corporal.

De acordo com Danièla Mâtera, essas opções são “especialmente valiosas” na redução da gordura visceral, armazenada na região abdominal. Conforme a médica, esse acúmulo na área da barriga está associado a um maior risco de doenças metabólicas e cardiovasculares.

“Quando consumidas, as fibras solúveis absorvem água e formam um gel viscoso no estômago. Essa substância retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade e, consequentemente, ajuda a controlar a ingestão calórica. Ao se sentirem mais saciadas, as pessoas tendem a comer menos, o que contribui para a perda de peso e a redução da gordura corporal”, exemplifica a especialista.

Com base em estudos, a nutróloga defende que aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras solúveis é uma abordagem eficaz e cientificamente respaldada para a redução da gordura visceral. “Aveia, maçãs, cenouras, feijões e lentilhas, couve, brócolis não só contribuem para a saciedade e o controle do peso, mas também promovem a saúde intestinal, o controle glicêmico e a redução do colesterol”, realça a médica.

Foto colorida de tigela com aveia, grãos de aveia em uma colher - Metrópoles
Aveia é considerada o melhor grão integral

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?