metropoles.com

Nutris citam 5 frutas que ajudam a amenizar a gordura no fígado

Nutricionistas elencaram algumas frutas com propriedades capazes de minimizar a gordura no fígado. Confira quais!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Esin Deniz/Getty Images
Foto colorida de frutas dentro de um prato - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de frutas dentro de um prato - Metrópoles - Foto: Esin Deniz/Getty Images

Dados do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), de 2021, apontam que em torno de 30% da população do Brasil está com gordura no fígado. Cansaço, fraqueza, barriga inchada, dor no abdômen e perda de apetite são alguns dos sintomas decorrentes da condição. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar icterícia e hemorragias.

Reverter o quadro envolve fazer trocas na alimentação, segundo orientam as nutricionistas Cynthia Távora, de Fortaleza, e Leticia Canelada e Nathali Loyola, ambas de São Paulo. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, as especialistas elencaram frutas que ajudam a amenizar a gordura no fígado. A profissional cearense fez um alerta.

Foto colorida de mulher segurando o encarte de um fígado - Metrópoles
A coluna conversou com três nutricionistas sobre gordura no fígado

De acordo com Nathali, a condição no fígado não resulta somente do excesso de gordura, mas sim de carboidratos simples. “A melhora precisa ser associada a uma dieta equilibrada e diminuir o consumo de carboidratos simples. Obviamente que consumir essas frutas pode auxiliar no processo”, explica.

“Ao pensar nesse quadro, precisamos ajustar o consumo de alimentos com fonte de carboidrato na dieta, e isso inclui as frutas”, reitera Leticia. A nutricionista emenda: “Não existe nenhuma fruta que contribua de forma isolada para a redução de gordura no fígado, o que importa é o contexto em que serão inseridas e a quantidade que será ingerida ao longo do dia”.

Imagem colorida de gordura no fígado - Metrópoles
Manter uma dieta equilibrada favorece a reversão do quadro

Frutas

A acerola lidera o topo da listagem elaborada por Nathali Loyola. “Rica em vitamina – um superantioxidante e anti-inflamatória –, a fruta auxilia na desintoxicação do organismo e faz o fígado produzir mais enzimas”, menciona a expert. A nutricionista de São Paulo sugere tomar um copo de suco natural por dia “sem adoçar”.

Para Leticia, a fruta com propriedades capazes de ajudar a minimizar a gordura no fígado é o abacate: “Rico em gorduras boas, o fruto favorece a redução dos níveis de colesterol LDL e aumenta o HDL”. A nutricionista detalha quanto ao alimento conter glutationa, um “antioxidante que auxilia o processo de destoxificação, que é feito principalmente pelo fígado”.

Foto de várias acerolas
Nathali Loyola indica tomar um copo de suco de acerola “sem adoçar”

A especialista de São Paulo traz o mirtilo na segunda colocação do rol. “Rica em antioxidantes, como antocianinas, essa fruta reduz o estresse oxidativo e o processo inflamatório no fígado”, elucida Leticia. Já Nathali Loyola indica comer abacaxi para amenizar a condição. “Consuma um pedaço depois do almoço”, aconselha.

“O abacaxi tem uma enzima chamada bromelina, que ajuda o fígado a trabalhar, diminuindo o acúmulo de gorduras e toxinas”, esclarece Nathali.

As duas especialistas elegem a maçã como a terceira fruta com propriedades que atenuam a gordura no órgão. As nutricionistas frisam sobre esse alimento dispor de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol e a glicemia. “Esse ativo auxilia a limpeza do sistema digestivo, aliviando a carga sobre o fígado”, garante Leticia.

Mirtilos - Metrópoles
Os mirtilos são ricos em antioxidantes

Nathali define a maçã como a “fruta favorita para gordura no fígado” por englobar na composição o ácido málico, uma substância com potencial de auxiliar na desintoxicação do órgão do sistema digestivo. Ela comenta sobre o alimento ser rico em fibras e prover mais energia para o corpo.

“Além de ser anti-inflamatória, a maçã é ideal para quem tem gordura no fígado”, recomenda a nutricionista Nathali Loyola.

Maçãs frescas verdes, amarelas e vermelhas isoladas em fundo branco
A fruta integra a lista das duas nutricionistas

Contraponto

A nutricionista Cynthia Távora pontua em relação a não existir uma fruta específica capaz de acabar com a gordura no fígado. Ela instrui mudar os hábitos alimentares: “Tem de comer alimentos ricos em fibras, opções desnatadas, carnes vermelhas que sejam menos gordurosas”, exemplifica. Ela propõe aumentar o consumo de frutas e vegetais frescos e naturais.

Ricos em fibras, os cereais integrais devem ser adicionados à dieta para auxiliar a redução da gordura do fígado. Em contrapartida, Cynthia receita diminuir a ingestão de doces, como refrigerantes, açúcares, alimentos gordurosos e frituras. A nutricionista ressalta que a condição é causada por hábitos alimentares inadequados, sedentarismo e obesidade.

Cynthia explana a respeito da gordura no fígado surgir “como consequência da síndrome metabólica, como diabetes, colesterol e pressão alta”. A nutricionista Leticia Canelada argumenta que indivíduos com a condição “precisam de acompanhamento nutricional para adequar a distribuição de gordura, proteína e carboidrato a fim de reverter o quadro”.

Foto de uma lata de refrigente sendo despejada em um copo de vidro- Metrópoles
Conforme a nutricionista, os refrigerantes devem ser eliminados das refeições

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?