Nutricionistas explicam qual é o fast-food mais perigoso para a saúde
A coluna conversou com três nutricionistas para saber qual é o fast-food mais prejudicial à saúde. As experts elegeram algumas opções
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os fast-foods mais conhecidos — talvez, mais consumidos —, estão os hambúrgueres, pizzas e batatas fritas, mas a categoria não inclui apenas essas opções. Pokes, sanduíches, cachorros-quentes, donuts, frangos fritos crocantes, kebabs, bebidas gaseificadas e algumas comidas mexicanas englobam o grupo desses alimentos.
Considerados acessíveis, rápidos e saborosos, os fast-foods têm uma alta concentração de açúcar, gorduras, sódio, farináceos e aditivos alimentares, conforme explica a nutricionista Roseli Rossi, de São Paulo. A especialista em nutrição frisa sobre esses alimentos apresentarem ainda alta densidade calórica.
Além de Roseli, a coluna Claudia Meireles conversou com mais duas nutricionistas para saber qual é o fast-food mais perigoso para a saúde, sendo elas, Thais Kuyumijan, de São Paulo, e Ana Paula Arantes, do Rio de Janeiro.
De acordo com Ana Paula, os donuts e as frituras são “frequentemente considerados os mais prejudiciais à saúde” entre a variedade de fast-foods disponíveis. A nutricionista enfatiza que essas opções têm “alto teor de açúcares e gorduras trans, que estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.”
Membro do Instituto Nutrindo Ideais, Ana Paula salienta que a ingestão de hambúrgueres e pizzas também oferece riscos. “Ricos em gorduras saturadas e sódio, esses alimentos são preocupantes, especialmente quando consumidos em excesso, pois podem contribuir para a hipertensão e obesidade”, explana.
“Bebidas açucaradas, como milk-shakes, adicionam calorias vazias que podem levar ao ganho de peso e aumentar a resistência à insulina”, detalha a nutricionista carioca. Na avaliação de Roseli Rossi, todos os fast-foods são perigosos, mas os mais prejudiciais são aqueles que apresentam maior quantidade de ingredientes nocivos à saúde.
“Quanto mais rechear o seu cachorro-quente e hambúrguer com: maionese, bacon, batata frita, mais salsinhas, maior quantidade de carne processada, entre outros, o perigo será proporcional”, garante a nutricionista Roseli Rossi.
Qual o melhor fast-food, então?
Ao contrário de mencionar qual é o fast food mais perigoso para a saúde, a nutricionista Thais Kuyumijan prefere por seguir o caminho contrário. Ela elege o poke como a opção mais saudável. “É uma refeição bem equilibrada com alimentos não processados, frescos e que mantém temperos naturais e com pouco sódio”, aponta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.