metropoles.com

Nutricionistas explicam qual é o fast-food mais perigoso para a saúde

A coluna conversou com três nutricionistas para saber qual é o fast-food mais prejudicial à saúde. As experts elegeram algumas opções

atualizado

Compartilhar notícia

Luc Teboul/Getty Images
Foto colorida de refrigerantes, batatas fritas, hambúrgueres e pizzas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de refrigerantes, batatas fritas, hambúrgueres e pizzas - Metrópoles - Foto: Luc Teboul/Getty Images

Entre os fast-foods mais conhecidos — talvez, mais consumidos —, estão os hambúrgueres, pizzas e batatas fritas, mas a categoria não inclui apenas essas opções. Pokes, sanduíches, cachorros-quentes, donuts, frangos fritos crocantes, kebabs, bebidas gaseificadas e algumas comidas mexicanas englobam o grupo desses alimentos.

Considerados acessíveis, rápidos e saborosos, os fast-foods têm uma alta concentração de açúcar, gorduras, sódio, farináceos e aditivos alimentares, conforme explica a nutricionista Roseli Rossi, de São Paulo. A especialista em nutrição frisa sobre esses alimentos apresentarem ainda alta densidade calórica.

Foto colorida de superfície com cachorros-quentes, batata frita, pizzas e hambúrgueres - Metrópoles
Fast-foods são ricos em compostos que fazem mal para a saúde

Além de Roseli, a coluna Claudia Meireles conversou com mais duas nutricionistas para saber qual é o fast-food mais perigoso para a saúde, sendo elas, Thais Kuyumijan, de São Paulo, e Ana Paula Arantes, do Rio de Janeiro.

De acordo com Ana Paula, os donuts e as frituras são “frequentemente considerados os mais prejudiciais à saúde” entre a variedade de fast-foods disponíveis. A nutricionista enfatiza que essas opções têm “alto teor de açúcares e gorduras trans, que estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.”

Foto colorida de donuts empilhados - Metrópoles
A nutricionista Ana Paula Arantes detalha sobre os donuts impactarem negativamente o bem-estar

Membro do Instituto Nutrindo Ideais, Ana Paula salienta que a ingestão de hambúrgueres e pizzas também oferece riscos. “Ricos em gorduras saturadas e sódio, esses alimentos são preocupantes, especialmente quando consumidos em excesso, pois podem contribuir para a hipertensão e obesidade”, explana.

“Bebidas açucaradas, como milk-shakes, adicionam calorias vazias que podem levar ao ganho de peso e aumentar a resistência à insulina”, detalha a nutricionista carioca. Na avaliação de Roseli Rossi, todos os fast-foods são perigosos, mas os mais prejudiciais são aqueles que apresentam maior quantidade de ingredientes nocivos à saúde.

minicachorro-quente.
Roseli Rossi elenca o cachorro-quente lotado de ingredientes como o fast-food mais nocivo

“Quanto mais rechear o seu cachorro-quente e hambúrguer com: maionese, bacon, batata frita, mais salsinhas, maior quantidade de carne processada, entre outros, o perigo será proporcional”, garante a nutricionista Roseli Rossi.

Qual o melhor fast-food, então?

Ao contrário de mencionar qual é o fast food mais perigoso para a saúde, a nutricionista Thais Kuyumijan prefere por seguir o caminho contrário. Ela elege o poke como a opção mais saudável. “É uma refeição bem equilibrada com alimentos não processados, frescos e que mantém temperos naturais e com pouco sódio”, aponta.

Foto colorida de poke - Metrópoles
O poke é uma opção mais saudável de fast-food

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?