metropoles.com

Nutricionistas elegem o melhor chá para ajudar a reduzir o colesterol

O colesterol alto é considerado um perigo silencioso. Há um chá que tende a contribuir para a diminuição do lipídio no organismo

atualizado

Compartilhar notícia

SimpleImages/Getty Images
Foto colorida de mulher tomando chá - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher tomando chá - Metrópoles - Foto: SimpleImages/Getty Images

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de quatro entre 10 pessoas adultas têm um nível alterado de colesterol no Brasil. Considerado um perigo silencioso, ter o composto químico em alto índice no corpo tende a desencadear uma série de doenças. Entretanto, alguns alimentos podem ajudar a reduzir o excesso do lipídio no organismo. É o caso do chá verde.

Em um artigo do portal de saúde e bem-estar EatingWell, a nutricionista Allison Knott explicou que o chá verde é um das infusões mais benéficas em relação ao “potencial de redução dos níveis de colesterol”. Ela comentou sobre alguns estudos terem encontrado uma “ligação” entre a bebida e uma “ligeira” diminuição do colesterol LDL, conhecido como o tipo ruim.

Xícara verde com chá verde. Tem uma colher pequena ao lado e uma peneirinha - Metrópoles
O chá verde ajuda a reduzir o índice de colesterol

Allison salientou que outros estudos averiguaram, em específico, os níveis de colesterol em populações com doenças crônicas. A pesquisa demonstrou que adicionar chá verde à dieta resultou em benefícios. Segundo a nutricionista Brooke Baird, a bebida contribui para a diminuição do índice do lipídio devido a alta concentração de catequina.

“A maioria dos estudos analisa a concentração de catequina, que é o composto que se acredita ter o impacto mais significativo nos níveis de colesterol”, elucidou Allison Knott. A nutricionista esclareceu que as catequinas são flavonoides, um tipo de antioxidante, e a mais presente no chá verde tem como nome epigalocatequina-galato (EGCG).

Foto de chá saindo de dentro de uma chaleira para uma xícara transparente - Metrópoles
A infusão oferece benefícios para a saúde

“O epigalocatequina-galato foi intensamente pesquisado e demonstrou ser muito eficaz na redução do colesterol”, reforçou a nutricionista Umo Callins. Ela destacou que “o efeito da bebida nos níveis lipídicos seja multifacetado”. “Estudos mostram que o chá verde pode inibir significativamente a absorção de lipídios no intestino, o que é benéfico para reduzir o colesterol”, acrescentou.

Caso esteja com o colesterol alto e veja o chá verde como um “santo remédio”, a nutricionista Wan Na Chun sugeriu procurar um especialista antes de consumi-lo para essa finalidade. Ela listou que a infusão tende a ocasionar efeitos colaterais adversos: “Tomar quantidades excessivas dessa infusão pode causar dores de cabeça, insônia, irritabilidade, tontura e ansiedade.”

Foto colorida de xícara com chá verde
A nutricionista pediu cautela ao beber o chá verde, pois pode gerar efeitos colaterais adversos

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?