Nutricionista revela truque inusitado e pouco conhecido para emagrecer
Pode parecer estranho, mas um fator estético muito curioso é capaz de influenciar na quantidade de comida que você coloca no prato
atualizado
Compartilhar notícia
Muito se fala a respeito de estratégias para emagrecer. Poucos sabem, porém, que detalhes no momento da refeição impactam bastante nesse quesito. Existe um truque eficaz que pode ajudar a diminuir o tamanho das porções, e têm mais a ver com uma questão ótica do que com o que você ingere.
Diferentemente do costumamos pensar, a paleta de tons das louças interfere, sim, no volume de comida que colocamos no prato. Quem explica é a nutricionista Magda Roma: “Se pensarmos, por exemplo, em espaços pequenos, entendemos facilmente que pintar as paredes de branco dá ideia de um espaço maior. O mesmo acontece com os pratos. Quando o serviço é branco ou em tons muito claros, temos tendência a enchê-lo mais. Se tiver cores fortes ou desenhos, acontece o contrário”, explicou, em entrevista ao site sul-africano IOL.
Em suma, de acordo com a especialista, quanto maior for o contraste entre a cor do alimento e a do prato, menos se come. A exemplo do azul, tom incomum nos alimentos, que traz um “choque maior”. Em concordância com isso, um estudo publicado em 2018 no Nutrition Journal apontou que o contraste acaba por fazer com que a porção pareça maior do que realmente é.
Com essas duas dicas anotadas, agora vale saber que o que se come também é um fator crucial. Não adianta reduzir as porções se os alimentos presentes no prato forem de baixo valor nutricional.
Além disso, começar a refeição com uma opção mais leve, como uma salada ou sopa, ajudará a diminuir a porção do prato principal, o que vai manter a saciedade ao longo do dia, e até conter a vontade de comer alimentos menos saudáveis.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.