metropoles.com

Nutricionista lista 4 alimentos “venenosos” para quem tem pré-diabetes

A nutricionista Lindsey DeSoto alertou sobre determinados alimentos serem considerados “ruins” para pessoas com pré-diabetes

atualizado

Compartilhar notícia

Andrii Borodai/Getty Images
Foto colorida de mulher branca olhando alimentos dentro da geladeira - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher branca olhando alimentos dentro da geladeira - Metrópoles - Foto: Andrii Borodai/Getty Images

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), há atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas com a doença, o que corresponde a 6,9% da população nacional. Antes da pessoa ser diagnosticada com a condição, pode vir a apresentar a pré-diabetes, quando os níveis de açúcar no sangue estão acima da média, mas não o suficiente para serem classificados como a síndrome metabólica tipo 2.

Caso ainda não tenha sido diagnosticado com a condição, mas integra o grupo dos pré-diabéticos, a nutricionista Lindsey DeSoto alertou sobre determinados alimentos serem considerados “ruins” para pessoas com pré-diabetes. De acordo com a especialista em nutrição clínica hospitalar, tirá-los das refeições tende a evitar o desenvolvimento da síndrome metabólica. A doença é resultado do corpo não aproveitar adequadamente a insulina produzida.

Mulher com diabetes mede a glicose no braço com smartphone - Metrópoles
Alimentação saudável é crucial para evitar diabetes

Em entrevista ao portal norte-americano VeryWell Health, a nutricionista listou quatro alimentos que devem ser cortados da dieta por quem tem pré-diabetes. Além do rol listado, Lindsey reiterou que se deve eliminar também doces, bolos, carboidratos refinados, bebidas açucaradas e cereais adoçados. Ela salientou que aboli-los da alimentação é uma forma de se prevenir e “reduzir o risco da doença evoluir”.

1. Iogurte aromatizado

Embora pareça inofensivo e deixe fixado na embalagem ser uma boa fonte de nutrientes, o iogurte com sabor de frutas é rico em açúcar, ou seja, bastante perigoso para um indivíduo pré-diabético. De acordo com Lindsey, o alimento com coberturas extras, como doces, granolas e nozes também trazem quantidades consideráveis de carboidratos cristalizados comestíveis.

“O melhor tipo de iogurte para pré-diabetes é o tipo grego sem açúcar, porque tem um equilíbrio mais saudável de carboidratos e proteínas, o que pode evitar que o açúcar no sangue aumente”, explicou. A nutricionista receitou adquirir produtos não lácteos, o que inclui opções elaboradas com leite de amêndoas, soja ou coco. “Cubra com nozes, sementes e frutas vermelhas para adicionar sabor e crocância”, sugeriu.

Foto colorida de bowl com iogurte dentro e ao redor, frutas vermelhas - Metrópoles
O iogurte grego sem adição de açúcar está liberado para quem tem pré-diabetes, segundo a expert

2. Batatas fritas

Lindsay indicou parar de comer batatas fritas: “É um alimento que você necessita limitar, especialmente se tiver pré-diabetes”. Ela esclareceu a respeito do legume por si só dispor de alto teor de carboidratos e de uma pontuação elevada no índice glicêmico. “Significa que fazem com que o açúcar no sangue e a insulina aumentem rapidamente”, destacou.

Quem gosta de consumir batata frita, fica a dica da nutricionista de que o pré-diabético precisará se acostumar com a opção do legume assado. “Estudos também mostram que o consumo frequente de alimentos fritos pode aumentar significativamente o risco de diabetes tipo 2. Em particular, uma meta-análise descobriu que comer três porções de batatas fritas por semana aumenta o risco doença em quase 19%”, relatou a especialista.

superfície clara com batata fritas e dois potinhos de ketchup
A nutricionista sugeriu aos pré-diabéticos que optem pela batata assada em vez da frita

3. Frutas secas

Conforme explanou Lindsey DeSoto, as frutas secas tendem a ser consideradas perigosas para um paciente com pré-diabetes pelo seguinte motivo: “Durante o processo de secagem, as frutas perdem água e volume. Como resultado, o conteúdo de nutrientes, calorias e açúcar se torna mais concentrado do que tipo inteiro fresco”.

A expert reiterou que costumam adicionar açúcar nas frutas secas ao longo do processamento. Na avaliação da nutricionista, as melhores escolhas para um pré-diabético são opções frescas e congeladas sem adição de açúcar. Caso continue querendo degustar o alimento desidratado, Lindsey recomendou “ficar atento ao tamanho da porção”.

“Por exemplo, 1 xícara de metades de damasco seco contém 313 calorias e 69 gramas de açúcar. Por outro lado, 1 xícara de metades da fruta fresca soma 74 calorias e 14 gramas de açúcar”, exemplificou.

Foto colorida de frutas desidratadas - Metrópoles
As frutas secas contêm maior teor de açúcar

4. Gorduras saturadas

Tendo se baseado em estudos, a especialista detalhou que uma dieta rica em gordura saturada diminui a sensibilidade à insulina e, assim, contribui para o desenvolvimento de diabetes. Alimentos fontes do lipídio são manteiga, molhos cremosos, óleo de coco, pele de frango ou peru e carnes com alto teor de gordura.

A nutricionista orientou fazer trocas inteligentes na alimentação, no caso, deixando de lado fontes de gorduras saturadas para monoinsaturadas e poli-insaturadas por ajudarem na regulação do açúcar no sangue, conforme demonstraram pesquisas. Lindsey DeSoto instruiu incluir nas refeições abacate, salmão, azeite, nozes, sementes e manteiga de amendoim.

Foto de manteiga em diversos formatos sobre pratos, que estão em cima de uma toalha xadrez - Metrópoles
Alimentos ricos em gordura saturada, a exemplo da manteiga, devem ser evitados por quem tem pré-diabetes

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?