metropoles.com

Nutricionista indica o que jantar para não aumentar a gordura corporal

A coluna Claudia Meireles buscou dicas com um nutricionista a fim de descobrir opções “leves” para jantar sem culpa

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida - mulher comendo sanduíche
1 de 1 Foto colorida - mulher comendo sanduíche - Foto: Getty Images

Para quem está tentando seguir firme na dieta, o jantar pode se tornar uma refeição cheia de dúvidas. O que escolher para garantir saciedade, um sono tranquilo e evitar a “culpa” de sair do protocolo alimentar? A fim de sanar o imbróglio, a coluna Claudia Meireles buscou dicas com um nutricionista para descobrir as melhores opções de pratos para comer antes de dormir.

De acordo com o nutricionista Leonardo Dias, a preocupação com o que comer à noite é bastante válida. “Há vários estudos que mostram uma relação entre o consumo de calorias à noite e o aumento da gordura corporal. Além disso, deitar logo após uma refeição farta pode causar desconforto, como estufamento e indigestão”, explica.

Foto colorida de uma salada de pepino - Metrópoles
O que comemos à noite pode impactar na rotina fitness

Para ele, é preciso ter em mente que quando deitamos depois de uma refeição, o corpo se mantém ativo, em pleno processo digestivo.

“Além de fazer as escolhas estratégicas na hora do jantar pensando na dieta, é preciso estar atento ao horário que vai comer. É muito importante que haja um intervalo adequado entre a refeição e o sono. A posição deitada favorece o refluxo, em que o ácido estomacal escapa para o esôfago, causando azia e prejudicando a qualidade do sono”, comenta Leonardo Dias.

Qual são os melhores alimentos para comer no jantar?

Pensando em ideias que ofereçam uma alimentação saudável sem sacrificar a qualidade do sono, Leonardo sugere alimentos leves e de fácil digestão. “À noite, é ideal consumir alimentos ricos em triptofano, como ovos e queijo, que ajudam na produção de hormônios do sono, e carboidratos complexos, como aveia”, recomenda.

Além de prevenir doenças do coração, o estudo chinês encontrou evidências que os ovos são responsáveis por desempenhar um papel importante na proteção contra oxidação e inflamação do organismo
Além de prevenir doenças do coração, estudo chinês encontrou evidências que os ovos são responsáveis por desempenhar um papel importante na proteção contra oxidação e inflamação do organismo

Entre as opção de refeições práticas, Leonardo sugere algumas combinações que favorecem o emagrecimento e não deixa aquela sensação de cheio. “Eu recomendo para os meus pacientes combinações que garantam saciedade e leveza. Por exemplo, uma porção de 70 a 120 g de filé de frango grelhado combinados com 80 a 150 g de legumes cozidos é uma ótima pedida”, orienta.

Ideais de lanches antes de dormir

Para quem gosta de opções de lanche, o especialista também oferece outras duas soluções. “Um omelete com espinafre e abobrinha pode ser o que faltava na dieta. Podemos fazer a receita com dois a três ovos, incluindo, ainda, entre 70 a 120 g de legumes”, explica.

Outra alternativa é um wrap de frango com requeijão light e salada crua. “Para colocar dentro de um parâmetro saudável, o ideal é que contemple entre 80 a 120g de frango com 10 a 30 g de requeijão. A salada é à vontade”, ressalta.

Frutas e oleaginosas também estão liberadas

Para quem gosta de comer uma frutinha de sobremesa, algumas opções são mais adequadas para o consumo a noite. “Banana, kiwi e cereja são ricas em melatonina, o que contribui para um sono mais tranquilo”, comenta.

Um kiwi, fruta com casca marrom e interior verde, fechado e um cortado no meio
O kiwi é rico em nutrientes que fortalecem a imunidade

Já quando se trata das oleaginosas, há duas opções, em específico, que garantem uma sensação de maior relaxamento. “As amêndoas e nozes contêm magnésio, mineral que também que garante uma sensação de maior tranquilidade antes de dormir”, acrescenta.

Além disso, o nutricionista destaca a importância de evitar alimentos pesados.

“É fundamental fazer refeições leves e equilibradas à noite, evitando alimentos gordurosos, muito condimentados ou ricos em açúcar”, encerra Leonardo.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?