Nutricionista indica o que jantar para não aumentar a gordura corporal
A coluna Claudia Meireles buscou dicas com um nutricionista a fim de descobrir opções “leves” para jantar sem culpa
atualizado
Compartilhar notícia
Para quem está tentando seguir firme na dieta, o jantar pode se tornar uma refeição cheia de dúvidas. O que escolher para garantir saciedade, um sono tranquilo e evitar a “culpa” de sair do protocolo alimentar? A fim de sanar o imbróglio, a coluna Claudia Meireles buscou dicas com um nutricionista para descobrir as melhores opções de pratos para comer antes de dormir.
De acordo com o nutricionista Leonardo Dias, a preocupação com o que comer à noite é bastante válida. “Há vários estudos que mostram uma relação entre o consumo de calorias à noite e o aumento da gordura corporal. Além disso, deitar logo após uma refeição farta pode causar desconforto, como estufamento e indigestão”, explica.
Para ele, é preciso ter em mente que quando deitamos depois de uma refeição, o corpo se mantém ativo, em pleno processo digestivo.
“Além de fazer as escolhas estratégicas na hora do jantar pensando na dieta, é preciso estar atento ao horário que vai comer. É muito importante que haja um intervalo adequado entre a refeição e o sono. A posição deitada favorece o refluxo, em que o ácido estomacal escapa para o esôfago, causando azia e prejudicando a qualidade do sono”, comenta Leonardo Dias.
Qual são os melhores alimentos para comer no jantar?
Pensando em ideias que ofereçam uma alimentação saudável sem sacrificar a qualidade do sono, Leonardo sugere alimentos leves e de fácil digestão. “À noite, é ideal consumir alimentos ricos em triptofano, como ovos e queijo, que ajudam na produção de hormônios do sono, e carboidratos complexos, como aveia”, recomenda.
Entre as opção de refeições práticas, Leonardo sugere algumas combinações que favorecem o emagrecimento e não deixa aquela sensação de cheio. “Eu recomendo para os meus pacientes combinações que garantam saciedade e leveza. Por exemplo, uma porção de 70 a 120 g de filé de frango grelhado combinados com 80 a 150 g de legumes cozidos é uma ótima pedida”, orienta.
Ideais de lanches antes de dormir
Para quem gosta de opções de lanche, o especialista também oferece outras duas soluções. “Um omelete com espinafre e abobrinha pode ser o que faltava na dieta. Podemos fazer a receita com dois a três ovos, incluindo, ainda, entre 70 a 120 g de legumes”, explica.
Outra alternativa é um wrap de frango com requeijão light e salada crua. “Para colocar dentro de um parâmetro saudável, o ideal é que contemple entre 80 a 120g de frango com 10 a 30 g de requeijão. A salada é à vontade”, ressalta.
Frutas e oleaginosas também estão liberadas
Para quem gosta de comer uma frutinha de sobremesa, algumas opções são mais adequadas para o consumo a noite. “Banana, kiwi e cereja são ricas em melatonina, o que contribui para um sono mais tranquilo”, comenta.
Já quando se trata das oleaginosas, há duas opções, em específico, que garantem uma sensação de maior relaxamento. “As amêndoas e nozes contêm magnésio, mineral que também que garante uma sensação de maior tranquilidade antes de dormir”, acrescenta.
Além disso, o nutricionista destaca a importância de evitar alimentos pesados.
“É fundamental fazer refeições leves e equilibradas à noite, evitando alimentos gordurosos, muito condimentados ou ricos em açúcar”, encerra Leonardo.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.