metropoles.com

Nutricionista faz alerta a quem come carne vermelha diariamente

A coluna conversou com a nutricionista Pâmela Guedes sobre a ação da carne vermelha. Confira o motivo de evitar o consumo diário do alimento

atualizado

Compartilhar notícia

Undefined undefined/Getty Images
Foto colorida de tábua com carne e salada - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de tábua com carne e salada - Metrópoles - Foto: Undefined undefined/Getty Images

O consumo de carne por habitante no Brasil fica, em média, entre 80 e 90 quilos por ano. Entre os países que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a nação verde-amarela ocupa a quinta posição dos maiores consumidores do alimento. Entretanto, comê-lo com frequência requer cuidados, principalmente por afetar o funcionamento do intestino.

A coluna Claudia Meireles conversou com a nutricionista Pâmela Guedes para entender se é saudável para o intestino comer carne vermelha todos os dias. Segundo a especialista, que atende em Campos dos Goytacazes (RJ), comer o alimento todos os dias não é recomendado por vir a sobrecarregar o sistema digestório.

mulher com desenho de intestino na região abdominal - Metrópoles - flora intestinal
A carne vermelha influencia no funcionamento do intestino, conforme salienta a especialista

Pâmela explica que a digestão de carne vermelha pode levar de 3 a 4 horas, entretanto, esse processo tende a variar de pessoa para pessoa, além de depender do tipo e do corte do alimento. Ela sugere optar por alcatra e filé mignon, considerados cortes magros.

“São boas opções de carne bovina saudável mais saudável devido ao seu melhor teor de gordura”, ressalta a nutricionista.

De acordo com a especialista, outro ponto negativo da ingestão diária do alimento é o “aumento do risco de problemas de saúde”. Pâmela cita a respeito da carne vermelha processada, como salsichas e bacon, ser mais “prejudicial para o intestino devido ao alto teor de gordura saturada e aditivos químicos”.

carne vermelha
Segundo a nutricionista, a carne vermelha “sobrecarrega” o intestino

Perguntada sobre qual é a carne mais saudável para o intestino, a nutricionista menciona tipos “magros”, a exemplo de carne de frango sem pele e de peru. Ela atesta que esses dois tipo do alimento tende a favorecer o órgão do sistema digestório por ter menos gordura.

Quanto a comer carne vermelha à noite, a expert garante não haver problemas, “desde que seja consumida com moderação e em combinação com outros alimentos saudáveis”. Pâmela Guedes pondera que o mais importante é manter uma dieta equilibrada.

Foto colorida de dois peitos de frango cru em uma tábua de madeira - Metrópoles
O frango sem pele é um tipo de carne saudável

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?