Nutricionista elenca o melhor alimento para reduzir o colesterol; veja
Para diminuir o risco de algumas doenças, deve-se manter o colesterol em níveis saudáveis e um alimento tende a contribuir para a redução
atualizado
Compartilhar notícia
Problemas do coração, demência, derrame cerebral e complicação na aorta são algumas das condições associadas ao alto nível do “colesterol ruim”, também conhecido como LDL. Para diminuir o risco dessas doenças, deve-se manter o lipídio em níveis saudáveis e um alimento tende a contribuir para a redução, conforme garantiu a nutricionista Jillian Kubala.
Em um artigo do portal voltado a temas de saúde e nutrição Health, Jillian elencou a aveia e o farelo do cereal como os melhores alimentos para reduzir o colesterol. De acordo com a especialista, as duas opções trazem na composição a alta concentração de uma fibra solúvel chamada betaglucana.
Segundo Jillian Kubala, a betaglucana ajuda a reduzir o colesterol por impedir a absorção do lipídio no trato gastrointestinal. A nutricionista comentou que outro benefício proveniente dessa fibra solúvel é aumentar a “excreção de colesterol pelas fezes”. A expert explicou a função do composto com base em estudos.
“Uma revisão de 2022 que inclui 13 estudos descobriu que o consumo de betaglucana de aveia na dieta estava associado a níveis significativamente mais baixos de colesterol total e LDL em pessoas com o teor elevado do lipídio”, mencionou a nutricionista.
Jillian enfatizou que comer aveia com regularidade tende a diminuir o nível do colesterol total e do ruim, sendo assim, reduz os fatores de risco de doenças cardíacas. Amêndoas, nozes, feijão, linhaça, sementes de chia e quiabo são outros alimentos com compostos capazes de baixar o índice do lipídio no corpo.
“Felizmente, fazer mudanças na dieta, como aumentar a ingestão de frutas, vegetais, nozes e legumes saudáveis para o coração pode ajudá-lo a atingir e manter níveis ideais de colesterol”, argumentou a nutricionista. Para as pessoas preocupados com o índice, a expert aconselhou procurar um cardiologista ou um nutricionista para avaliação da saúde.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.